A classe C continua estabilizando o consumo com baixa variação do ticket, ou seja, gasta cada vez menos na comparação com outras classes sociais.
Leia também:
Vendas de supermercados caem 1,56% em outubro
O consumo da cesta de produtos de Limpeza, Higiene e Beleza, Bebidas Alcoólicas/Não Alcoólicas, Perecíveis e outros itens de Mercearia caiu 2,9% no período de janeiro a agosto de 2015 em relação aos mesmos meses de 2014, aponta a pesquisa Tendências Nielsen.
Segundo Paula Valadão, analista de mercado da Nielsen, a cesta de produtos analisada pela empresa deve ter uma retração de até 1,8% no fechamento de 2015. O destaque ficou para o segmento de Higiene e Beleza, que consegue crescer por conta de marcas mais baratas ou embalagens econômicas.
Leia também:
Classe C representa 59% dos inadimplentes
Em nota, a analista explicou que os consumidores da classe C estão mais endividados e são os que mais ?cortam? itens supérfluos das compras, priorizando alimentos e produtos de necessidade básica, sendo que no período quase 60% das categorias supérfluas perderam penetração na classe C.
Para Paula, o país vive o pior cenário consumo desde 2009, principalmente porque a previsão de inflação para 2015 é de 9,9%, visto que em 2009 foi de 4,3%. ?O índice de confiança global da Nielsen mostrou que em 2009 os brasileiros eram mais otimistas, atingindo 108 pontos (8 pontos acima da média global), e agora, em 2015, está em 79 (21 pontos abaixo da média global), ou seja, brasileiros estão mais pessimistas, principalmente sobre suas expectativas em relação à economia, gastos e empregos. Já a variação da cesta Nielsen manteve o crescimento de 1,3% em 2009 e para este ano, até agosto, já temos queda de 0,7%?, destacou ela.
Leia também:
Família está menos disposta a contrair dívidas em SP