Você já foi à farmácia e notou que um determinado medicamento simplesmente sumiu da farmácia. Não satisfeito, procurou o remédio em outros estabelecimentos e notou que desapareceu do mercado. Se o problema não estiver relacionado ao desabastecimento do espaço, esse sumiço é motivo de algumas explicações aos consumidores/pacientes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou algumas dicas e prováveis hipóteses para o desaparecimento do medicamento da farmácia.
Primeiro, é importante dizer que a Anvisa não pode obrigar um fabricante a manter um produto no mercado, mas os laboratórios são obrigados a informar sempre que houver risco de um produto sair das prateleiras e deixar pacientes sem tratamento. Pela regra, esse aviso deve ser feito com, pelo menos, 12 meses de antecedência, quando houver risco de desabastecimento.
É o caso de medicamentos únicos no mercado ou que representam uma fatia importante do abastecimento. Neste caso, a empresa deve manter o abastecimento durante os 12 meses. Em caso de interrupção de fabricação de produtos que não provoquem desabastecimento (quando há outras opções no mercado, por exemplo), o prazo é de 180 meses. Quando a interrupção for por motivo não previsível, este aviso deve ser feito em até 72 horas depois do fato que prejudica o fornecimento.
Veja as possíveis razões para o sumiço do medicamento:
1 – Ainda não existe registro no Brasil;
2 – O registro foi cancelado;
3 – O laboratório parou de fabricar o produto;
4 – Há problemas na distribuição do produto em sua cidade;
5 – O laboratório parou temporariamente de produzir o produto e;
6 – O medicamento foi retirado do mercado pela Anvisa por problemas na qualidade.
Em qualquer uma dessas hipóteses, entre em contato com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para saber onde o medicamento pode ser encontrado na sua cidade e se está ocorrendo algum problema.
Consulte a lista de Descontinuação de Medicamentos. Pela lista, é possível saber se o laboratório informou que o produto terá interrupção na sua produção e quando isso aconteceu.
Se você suspeita que o laboratório não informou corretamente sobre a falta do produto ou que não está ocorrendo o abastecimento adequado da sua região ou mesmo que a empresa não está cumprindo o prazo para manter o produto no mercado, acione a Anvisa pelo Fale Conosco.