Pesquisar
Close this search box.
/
/
A percepção mundial sobre a era 5G

A percepção mundial sobre a era 5G

Atualmente, mais de 60 países possuem cidades conectadas ao 5G, enquanto o cenário brasileiro avança, com projeções de implementação da tecnologia para o ano que vem

Em debates recentes sobre o futuro da tecnologia, um dos assuntos que mais estão em alta e permanecem sendo estudados por todo o mundo é a quinta geração da conexão de internet móvel, popularmente conhecida como 5G. De acordo com um levantamento realizado pela Viavi Solutions, 65 países já adotaram essa tecnologia, sendo 1,6 mil cidades com conexão 5G. Apenas em 2021, 301 novas cidades entraram nessa categoria, 20% a mais em comparação com o final de 2020.

Nesse contexto, traçando um panorama mundial da adoção ao 5G, a China é a líder com 376 cidades conectadas, seguida pelos Estados Unidos (284 cidades) e Filipinas (95, sendo 10 cidades a mais do que Coreia do Sul, que está na quarta posição com 85 cidades que utilizam o 5G). A percepção mundial sobre a era 5G é positiva e segue em expansão, considerando que países como Austrália, Canadá, Espanha, Finlândia e Itália também já aderiram à tecnologia.

Ainda sobre uma perspectiva global, o Chipre, Peru, Rússia e Uzbequistão são países que, recentemente, lançaram redes 5G, avançando para um terço dos países que possuem, no mínimo, uma rede ativa. Vale ressaltar que essa conexão móvel apresenta níveis altamente elevados de cobertura, abrangência e velocidade.

Com isso, é inegável que o 5G é um recurso fundamental aos processos de Transformação Digital que seguem em grandes avanços, sendo tão relevante quanto a outras tecnologias já disseminadas pelo mercado, como é o caso da Inteligência Artificial, IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português), Machine Learning (aprendizado de máquina), entre outras.

Analisando a evolução do cenário nacional

Por mais que o debate do 5G esteja em alta, no Brasil, o que se tem até o momento é a oferta do 5G DSS. Explicando de forma simples, o formato DSS possibilita que as operadoras brasileiras ativem o 5G em território nacional com a mesma capacidade adotada nas demais tecnologias existentes. As vantagens dessa conexão são muitas, tendo em vista que ela apresenta mais economia e rapidez na instalação.

Nesse sentido, o processo de implementação se iniciou no ano passado, mas atrasos significativos foram constatados devido à eclosão da pandemia de Covid-19. A tecnologia está prestes a ser efetivada de forma “completa” no Brasil, sendo prevista para 2022 a chegada do 5G utilizado pelos outros países. Reforçando essa previsão, é importante ressaltar que, para que a implementação do 5G ocorra, necessita-se de um leilão das faixas de frequência, com o processo de licitação realizado pela agência reguladora no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que estima o uso amplo do 5G no ano que vem.

Os impactos na rotina corporativa

Tendo a Transformação Digital como contexto, o 5G será fundamental para que as empresas obtenham processos cada vez mais automatizados, gerando um ecossistema verdadeiramente digital. Isso significa conseguir mais estabilidade, rapidez e precisão no fluxo de informações transacionadas pelas companhias, sem que haja estresses com lentidão, por exemplo. Por meio do 5G, será possível elevar os níveis dos planejamentos e acompanhamentos de tarefas em real time, contendo um número elevado de dispositivos envolvidos nas atividades.

Logo, é possível afirmar que os impactos do 5G para companhias de diferentes segmentos de atuação será altamente positivo. Essa tecnologia certamente diminuirá (ou até mesmo extinguirá) gargalos operacionais, problemas variados relacionados à conexão e custos de infraestrutura exorbitantes.

Aliás, sobre a redução de custos, uma alternativa interessante será a contratação dessa conexão de internet móvel via outsourcing, ou seja, terceirizando este serviço junto a outras demandas fundamentais para usufruir ao máximo os benefícios do 5G, como é o caso de uma infraestrutura tecnológica de ponta.

Além do mais, a percepção dos gestores sobre a chegada do 5G é otimista. De acordo com uma análise realizada pela empresa Qualcomm junto à IHS Markit, o papel dessa tecnologia na economia global é bem expressivo, em termos de capacitação de vendas em todos os setores e geração de empregos até 2035. Estima-se que a cadeia de valor do 5G poderá gerar US$ 3,8 trilhões de produção bruta e suporte. Outro ponto é que 22,8 milhões de novos empregos serão concebidos até 2035.

Por fim, avaliando os dados citados acima, não dá para negar que o 5G trará inúmeras vantagens para empresas brasileiras, como já é percebido no cenário internacional, em países que utilizam essa tecnologia. Inclusive, espera-se que novas soluções e ferramentas sejam criadas justamente devido à chegada do 5G, para extrair toda a capacidade e potencial existente nessa tecnologia. O cenário da conectividade tende a evoluir em grande escala, comprovando que a adesão ao 5G é essencial em um mercado cada vez mais competitivo.

*Andrea Rivetti é CEO da Arklok.


+ Notícias

Empresas brasileiras enfrentarão desafios de segurança organizacional ao adotarem modelo híbrido de trabalho

5 tendências tecnológicas para ficar de olho para 2022

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]