/
/
A percepção mundial sobre a era 5G

A percepção mundial sobre a era 5G

Atualmente, mais de 60 países possuem cidades conectadas ao 5G, enquanto o cenário brasileiro avança, com projeções de implementação da tecnologia para o ano que vem

Em debates recentes sobre o futuro da tecnologia, um dos assuntos que mais estão em alta e permanecem sendo estudados por todo o mundo é a quinta geração da conexão de internet móvel, popularmente conhecida como 5G. De acordo com um levantamento realizado pela Viavi Solutions, 65 países já adotaram essa tecnologia, sendo 1,6 mil cidades com conexão 5G. Apenas em 2021, 301 novas cidades entraram nessa categoria, 20% a mais em comparação com o final de 2020.

Nesse contexto, traçando um panorama mundial da adoção ao 5G, a China é a líder com 376 cidades conectadas, seguida pelos Estados Unidos (284 cidades) e Filipinas (95, sendo 10 cidades a mais do que Coreia do Sul, que está na quarta posição com 85 cidades que utilizam o 5G). A percepção mundial sobre a era 5G é positiva e segue em expansão, considerando que países como Austrália, Canadá, Espanha, Finlândia e Itália também já aderiram à tecnologia.

Ainda sobre uma perspectiva global, o Chipre, Peru, Rússia e Uzbequistão são países que, recentemente, lançaram redes 5G, avançando para um terço dos países que possuem, no mínimo, uma rede ativa. Vale ressaltar que essa conexão móvel apresenta níveis altamente elevados de cobertura, abrangência e velocidade.

Com isso, é inegável que o 5G é um recurso fundamental aos processos de Transformação Digital que seguem em grandes avanços, sendo tão relevante quanto a outras tecnologias já disseminadas pelo mercado, como é o caso da Inteligência Artificial, IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português), Machine Learning (aprendizado de máquina), entre outras.

Analisando a evolução do cenário nacional

Por mais que o debate do 5G esteja em alta, no Brasil, o que se tem até o momento é a oferta do 5G DSS. Explicando de forma simples, o formato DSS possibilita que as operadoras brasileiras ativem o 5G em território nacional com a mesma capacidade adotada nas demais tecnologias existentes. As vantagens dessa conexão são muitas, tendo em vista que ela apresenta mais economia e rapidez na instalação.

Nesse sentido, o processo de implementação se iniciou no ano passado, mas atrasos significativos foram constatados devido à eclosão da pandemia de Covid-19. A tecnologia está prestes a ser efetivada de forma “completa” no Brasil, sendo prevista para 2022 a chegada do 5G utilizado pelos outros países. Reforçando essa previsão, é importante ressaltar que, para que a implementação do 5G ocorra, necessita-se de um leilão das faixas de frequência, com o processo de licitação realizado pela agência reguladora no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que estima o uso amplo do 5G no ano que vem.

Os impactos na rotina corporativa

Tendo a Transformação Digital como contexto, o 5G será fundamental para que as empresas obtenham processos cada vez mais automatizados, gerando um ecossistema verdadeiramente digital. Isso significa conseguir mais estabilidade, rapidez e precisão no fluxo de informações transacionadas pelas companhias, sem que haja estresses com lentidão, por exemplo. Por meio do 5G, será possível elevar os níveis dos planejamentos e acompanhamentos de tarefas em real time, contendo um número elevado de dispositivos envolvidos nas atividades.

Logo, é possível afirmar que os impactos do 5G para companhias de diferentes segmentos de atuação será altamente positivo. Essa tecnologia certamente diminuirá (ou até mesmo extinguirá) gargalos operacionais, problemas variados relacionados à conexão e custos de infraestrutura exorbitantes.

Aliás, sobre a redução de custos, uma alternativa interessante será a contratação dessa conexão de internet móvel via outsourcing, ou seja, terceirizando este serviço junto a outras demandas fundamentais para usufruir ao máximo os benefícios do 5G, como é o caso de uma infraestrutura tecnológica de ponta.

Além do mais, a percepção dos gestores sobre a chegada do 5G é otimista. De acordo com uma análise realizada pela empresa Qualcomm junto à IHS Markit, o papel dessa tecnologia na economia global é bem expressivo, em termos de capacitação de vendas em todos os setores e geração de empregos até 2035. Estima-se que a cadeia de valor do 5G poderá gerar US$ 3,8 trilhões de produção bruta e suporte. Outro ponto é que 22,8 milhões de novos empregos serão concebidos até 2035.

Por fim, avaliando os dados citados acima, não dá para negar que o 5G trará inúmeras vantagens para empresas brasileiras, como já é percebido no cenário internacional, em países que utilizam essa tecnologia. Inclusive, espera-se que novas soluções e ferramentas sejam criadas justamente devido à chegada do 5G, para extrair toda a capacidade e potencial existente nessa tecnologia. O cenário da conectividade tende a evoluir em grande escala, comprovando que a adesão ao 5G é essencial em um mercado cada vez mais competitivo.

*Andrea Rivetti é CEO da Arklok.


+ Notícias

Empresas brasileiras enfrentarão desafios de segurança organizacional ao adotarem modelo híbrido de trabalho

5 tendências tecnológicas para ficar de olho para 2022

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]