Metade dos tomadores de empréstimos e financiamentos não consegue pagar as prestações em dia. O dado corresponde a uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em parceria com o CNLD.
Dentre os que não conseguem honrar seus compromissos, 16% ainda estão com parcelas em atraso e outros 34% assumem que tiveram atrasos no pagamento ao longo do contrato. A pesquisa mostra ainda que 14% dos brasileiros tem alguma dívida com parcelas a pagar e 18% têm parcelas de financiamento pendentes.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Cenário
Estima-se que 59 milhões de consumidores brasileiros estão inadimplentes, o que corresponde a quase 40% da população adulta. O cenário é agravado pelo desemprego elevado e redução da renda das famílias.
“Diante dessa realidade, é importante que o consumidor se planeje financeiramente, evitando assumir compromissos com os quais não terá condições financeiras de arcar no futuro”, alerta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.
Outro reflexo da crise econômico é o crédito restrito. Para 44% dos consumidores ouvidos, contratar crédito é difícil ou muito difícil, 18% é indiferente e apenas 15% considera fácil ou muito fácil.
Nas lojas, 63% dos que tentaram fazer alguma compra parcelada tiveram o crédito negado, sendo o principal motivo a inadimplência (24%) e renda insuficiente (11%).