Fazer exatamente a mesma coisa, repetidamente, e esperar por resultados diferentes adotando novas tecnologias. Muitas empresas, sobretudo no varejo, acreditam que isso significa transformação digital. Para o especialista Daniel Newman, consultor da Futurum Research e colunista da edição norte-americana da revista Forbes, encontrar o caminho do sucesso na implementação a transformação digital de um modelo de negócio é se apoiar em um nova cultura digital mais forte e robusta.
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“Eles querem os benefícios da nova tecnologia – aumento da presença na mídia social – conexão móvel – mas não têm intenção de criar uma nova cultura digital mais forte para apoiá-la. Claro, você precisa de mudança de tecnologia, inovação e pessoas para ajudar na sua transformação digital, mas sem a cultura certa, tudo provavelmente irá desmoronar”, disse em artigo na Forbes.
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Algumas pesquisas evidenciam essa importância e, também, a dificuldade de criar essa cultura. Segundo pesquisa da PWC, 75% das iniciativas de mudança em torno da digitalização falharão por causa da falta de cultura digital. Outro estudo da Crowd Companies diz que quase 57% dos líderes de inovação sentem que promover uma cultura interna de experimentação e inovação é um desafio em sua organização, encontrando barreiras.
Algumas soluções, no entanto, podem ser usadas pelos varejistas para entender o processo de transformação digital e como essa criação da cultura na empresa é importante. Confira os passados apresentados por Newman:
1) Defina para si mesmo o que é transformação digital
Em geral, todos sabemos o que significa: adotar novas tecnologias para melhorar a experiência do cliente e expandir seus negócios. Mas o que isso significa para sua empresa especificamente? Adotar todas as novas tecnologias não é um sinal de avanço – é um sinal de que você não sabe o que sua empresa está tentando realizar.
Tome tempo para dar esse passo da forma certa e no timing correto, respondendo perguntas como: “Quais são seus objetivos de experiência do cliente ? Quais são suas metas de experiência e envolvimento do funcionário? Quais tipos de tecnologias irão aprimorar esses objetivos? E que mudança na cultura – ou na cultura digital – precisará ocorrer em sua organização para dar vida a essas metas e tecnologias?”.
Depois de determinar a aparência da sua transformação digital e da cultura necessária para o sucesso, compartilhe-a em toda a organização. Deixe seus funcionários engajados com essa decisão. Explique porque os ajustes na cultura são importantes. Se você quiser ver pessoas adotando uma nova cultura, inclua-as no propósito da empresa.
2) Tente ser a tendência, e não acompanhá-la
É ótimo saber qual tecnologia ajudará você a acompanhar seus concorrentes. Mas que tecnologias irão ajudá-lo a interrompê-las? Uma cultura digital bem sucedida recompensará não apenas o sucesso, mas também o fracasso criativo. Se seus funcionários tiverem a oportunidade de inovar, serem criativos, fracassarem e, o mais importante, aprenderem com seus fracassos, verão mais crescimento – para seus funcionários e sua empresa.
3) Pare de contratar funcionários designados para uma tarefa específica
Mude sua percepção daquele “candidato ideal”. De fato, pare de contratar funcionários para trabalhos específicos, diz Newman. As culturas digitais mais bem-sucedidas permitem que os funcionários usem suas várias qualidades para colaborar com diversos departamentos.
A tecnologia que está aqui hoje provavelmente mudará até amanhã. Por isso, a contratação de uma habilidade específica desperdiçará um talento desatualizado. Em vez disso, comece a pensar nas qualidades que levarão a uma organização maior, mais forte e com visão de futuro. Esses são os tipos de candidatos que levarão sua empresa – e a cultura digital – adiante.
4) Esteja aberto para mudar realmente para uma cultura digital
Sua empresa está realmente aberta a mudar sua cultura digital? Ou a expectativa é continuar com os negócios de sempre, mas com mais eficiência e recursos automatizados? No mercado atual, uma cultura digital semiaberta simplesmente não vai funcionar. Newman acredita que não existe transformação digital pela metade.
5) Descubra o poder do propósito
Quando a sua finalidade muda de produzir calçados de qualidade para oferecer aos clientes uma experiência inesquecível de compra de sapatos, sua visão de propósito muda automaticamente. De repente, você está pensando em maneiras de usar a tecnologia de maneiras novas e interessantes para o cliente, em vez de apenas fazer aquele trabalho repetitivo que garantia o mínimo, que é a qualidade.
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