Você sabe fidelizar o seu cliente? Sabe por onde começar? Conseguir capturar a atenção do consumidor mais do que uma vez não é tão simples e merece estratégia específica. Não, não basta dar descontos ou uma cerveja – é preciso mais.
E por que isso é importante? Por que são os clientes recorrentes, aqueles que voltam ao seu negócio, a fonte mais certa de receita. Pense: um cliente novo custa mais caro do que um que já te conhece. Então, fazer uma estratégia para capturar esse cara pode render bons frutos.
Mas como fazer: utilize os dados que você tem. ?Dados como esse provam que a fidelização é tão importante quanto a busca por novos prospects e que estar atento aos interesses dos clientes só ajuda as empresas a expandirem seus negócios?, disse, em nota, Emerson Moreira, CEO da LTM, empresa especializada na gestão de programas de fidelidade do Brasil.
O especialista elencou 5 dicas para a estratégia de fidelização.
1. Conheça o seu cliente
Compreenda quais são os desejos, anseios e valores e de que forma o serviço ou produto pode complementar ou solucionar alguma necessidade. Ter esse conhecimento pode aumentar consideravelmente a possibilidade de retorno.
2. Personalize conteúdos
Quando você conhece o seu cliente, você sabe o tipo de conteúdo que o atrai. A comunicação, a partir daí, terá de ser mais personalizada e atrativa, criando a possibilidade de lembrar os clientes dos benefícios que o produto ou serviço podem trazer. Use a criatividade e ao criar esse conteúdo não se limite a falar do seu produto ou serviço. Tudo o que agrega conhecimento e valor ao consumidor é relevante.
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3. Disponibilize canais abertos e diretos de comunicação
Não crie barreiras para o consumidor se comunicar com a empresa. No caso de uma loja virtual, uma boa opção é utilizar um Help Desk no lugar do e-mail. Além de ser mais prático para o cliente, também permite que a empresa gerencie com maior organização todas as solicitações.
4. Crie uma experiência personalizada
Mostre ao consumidor que ele é único. Para isso, crie experiências que mostrem essa percepção na prática. Uma opção é surpreendê-lo com brindes, vale-compra, descontos de última hora ou uma entrega ainda mais rápida do que a primeira exclusivas para determinado grupo de clientes.
5. Mensure a satisfação do seu cliente
É fundamental acompanhar a satisfação do cliente, o que ele espera e quais são as suas preferências dentro do processo de venda. Esse acompanhamento, te permite mudar a estratégia quando necessário e preparar um procedimento padrão para respostas imediatas em caso de falha.
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