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5 métricas de rentabilidade no e-commerce

5 métricas de rentabilidade no e-commerce

Tão importante quanto vender é garantir a lucratividade de sua e-store. Saiba como

Aumentar vendas e melhorar conversão. Esses dois objetivos pautam a maioria das ações dos gerentes de comércio eletrônico. A obsessão por criar máquinas de vendas muitas vezes faz com que o empresário não de a devida atenção para a rentabilidade do negócio. Confira algumas dicas que podem alavancar os números de sua loja virtual.

1) Custo de aquisição de clientes

A pressão por aumento de vendas pode tornar muito caro a atração de novos clientes, justamente por isso essa métrica tem que ser acompanhada de perto. Esse indicador demonstra o custo total de aquisição de um novo cliente, incluindo qualquer ação de marketing e despesas relacionados à publicidade. Atividades como o Google Adwords, posts pagos em redes sociais, participação de eventos e materiais promocionais devem compor esse valor.

2) Período de Payback

Demonstra quanto tempo leva o seu negócio recuperar o valor investido na aquisição de um cliente. Quanto mais cedo você paga o custo de aquisição, mais rápido seu negócio obtém lucro. Digamos que o seu custo médio de aquisição do cliente é de R$ 60,00, e seu lucro médio por encomenda é de R$ 20,00. Com base nesses dados, é preciso uma média de três compras para pagar o custo de aquisição de um cliente.

3) Margem Bruta por tipo de produto

Esta métrica financeira dá uma ideia das linhas de produto mais rentáveis. Assim, você pode criar campanhas de marketing para promover itens os quais a venda seja mais interessante para o seu negócio.

4) Receita por produto

Essa métrica simples consiste na receita total gerada por um produto em um determinado período. Através dessa métrica é possível encontrar os itens que te ajudam a gerar mais caixa. Após identificar a receita por produto é interessante analisar sua rentabilidade para conferir se a precificação está correta.

5) Rentabilidade por produto

Analisar a rentabilidade por produto significa deduzir do valor de venda seus custos diretos e indiretos. É importante acompanhar essa métrica para definir preços que sejam competitivos e rentáveis. O mercado eletrônico é voraz a preço, mas é importante que políticas com baixa margem ou até mesmo margem negativa estejam sempre alinhadas a um planejamento de marketing muito bem feito para evitar surpresas desagradáveis.

*Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing

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