Um número cada vez maior de consumidores está familiarizado e usa com frequência os dispositivos móveis ? seja para pesquisas, lazer ou compras ?, e está cada vez mais disposto a aprender sobre empresas que possam trazer melhorias para sua vida. É o que indica recente pesquisa da IBM sobre o comportamento dos consumidores.
O estudo indica que, ao contrário do que se possa pensar, a conexão mobile não ocorre somente por meio dos apps, e sim de várias outras formas: e-mails móveis, notificações, sites móveis, entre outras.
De acordo com a Viewit Mobile, empresa especializada na migração de sites desktop para sites móveis, é de fundamental importância para as marcas conhecer bem o comportamento do cliente, para traçar um plano de marketing efetivo no ambiente mobile. Veja as dicas:
Compras online
Cada vez mais, os clientes usam smartphones para efetuar compras, e são mais propensos a comprar quando as ofertas mobile os direcionam para telas preparadas para o mobile. Por exemplo, quando um cliente recebe uma oferta através de um SMS, se o link for para um site preparado para o ambiente mobile há muito mais chance de converte uma venda do que se o site não estiver preparado. Além disso, para aqueles clientes mais fieis a marca, ter disponível um aplicativo pode ajudar a estreitar o relacionamento.
Interação com o consumidor
Os consumidores valorizam as notificações quando estas os ajudam e não o distraem, as atualizações de compras ajudam ao cliente a entender qual o status de sua compra sem que ele precise acessar o site da empresa. Notificações de ofertas focadas no perfil do cliente também são valorizadas mas é preciso controlar bem a dose.
Reputação
É grande a importância de investir na relação com o cliente. Empresas que possuem envolvimento com seu público percebem impulso em suas receitas. Além disso, os clientes compram mais de empresas com as quais têm experiências personalizadas. Ou seja, uma vez identificado o seu público-alvo, vale muito a pena investir no relacionamento e na customização.
Engajamento com a marca
Os clientes são fidelizados por empresas que oferecem produtos de qualidade, e que causam impacto positivo na experiência cotidiana. O consumidor entende que se o site de uma marca não está adaptado ao mundo mobile, isso indica que a empresa não se importa. Por isso, as empresas não podem perder tempo. Aderir ao mobile não é mais visto pelo consumidor como algo opcional.