Conseguir captar a atenção dos consumidores em meio a tanta informação e tantos canais é tarefa árdua para qualquer marca. Contudo, existem micro-momentos que podem gerar oportunidades para as marcas. Matt Lawson, diretor de ads marketing do Google, afirma que identificar qual é o melhor momento para as marcas se conectarem com os consumidores é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência.
Para ele, é uma questão de entender os motivos que levam as pessoas para o mobile e quando a marca pode ajudá-las nessa jornada. Ele lista cinco maneiras de identificar os micro-momentos que podem fazer as marcas vencerem. Confira:
1. Encontre quais foram as principais pesquisas feitas no mobile
Essa informação, segundo o executivo, pode relevar poderosos insights de consumo sobre o que a sua audiência quer quando está usando o smartphone. Segundo Lawson, se o negócio é físico, é importante observar os momentos “próximos da marca” – aqueles em que o consumidor está próximo da loja: o que ele olha em volta, o que procura e em quais produtos foca são informações relevantes. A partir dessas informações, as marcas podem criar estratégias de conexão que estejam relacionadas ao que os consumidores querem.
2. Analise as perguntas mais populares da sua marca
Outra forma de saber o que as pessoas querem em determinado momento é olhar para as perguntas que elas fazem. Para identificar as perguntas mais comuns, comece a pesquisa pelas palavras “o que”, “quando” e “como”, relacionando-as a sua marca e às categorias trabalhadas pelo seu negócio. “Cada um desses questionamentos é uma oportunidade para você estar lá com respostas úteis”, afirma Lawson. Verifique também quais são as principais perguntas por device.
3. Reformule pesquisas de consumo
Para o executivo do Google, pesquisar consumidores é uma técnica que pode gerar insights úteis sobre micro-momentos. Com ferramentas como Google Consumer Surveys, é possível ver imediatamente respostas de pesquisas online e mobile. Ao invés de fazer perguntas clássicas sobre percepção de merca e características de produto, foco em “quando”, “por que” e “onde” seus consumidores usam o mobile para encontrar respostas em determinados momentos.
4. Consiga insights sobre a jornada do consumidor de seu time
Encoraje os membros do seu time a trabalhar juntos para pensar em como a marca pode estar presente na vida do consumidor e ser útil em específicos momentos. Estabelecer uma série de reuniões de brainstormings guiados para fazer uma imersão sobre o que cada um já sabe sobre sobre a jornada do consumidor, munidos de dados sobre as campanhas já feitas, mapas de jornada e estudos. Depois entenda as hipóteses sobre momentos específicos dos consumidores quando eles ligam seus devices, especialmente os móveis. Segundo Lawson, pode ser útil começar por quatro micro-momentos básicos: “eu quero saber”, “eu quero ir”, “eu quero fazer” e “eu quero comprar”. Em qual desses momentos sua marca pode ser útil?
5. Experimente entrevistas em lojas
Se sua marca tem uma loja, é possível que você já tenha visto pessoas usando seus smartphones passeavam nas lojas. Converse com esses consumidores para descobrir o que eles estão procurando nestes momentos e como satisfazê-los. Não presuma o que eles estão buscando no mobile enquanto estão nas lojas, pergunte a eles.