Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 Dicas para escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio

5 Dicas para escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio

Carlos Alves, responsável pelo e-commerce da Riachuelo e diretor da ABComm, conta quais são os passos essenciais para implementar um e-commerce

Escolher uma plataforma de e-commerce demanda conhecimento do que você precisa para oferecer o melhor serviço para o cliente, de acordo com o perfil do negócio, e também de como essa operação não te dará ainda mais dor de cabeça.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Por meio de integrações a plataforma de e-commerce é responsável por garantir que todas as etapas de compra e navegação do consumidor sejam executadas com sucesso. Por menor que seja o comércio eletrônico, é praticamente impossível existir sem o apoio deste recurso.

Assim, é essencial contratar o melhor fornecedor para evitar situações complicadas, como instabilidade de conexão, má visualização do produto e falta de segurança. Confira cinco dicas para escolher a melhor tecnologia, segundo depoimento do head de e-commerce da Riachuelo e diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm):

1 – Descubra a relação custo x benefício

Não dá para negar que o preço é um fator preponderante na hora de escolher uma plataforma para montar seu e-commerce. Entretanto, não caia na tentação de adquirir a solução mais barata. Lembre-se que essa tecnologia é o que faz sua loja virtual funcionar e, portanto, é imprescindível analisar a relação custo x benefício para identificar se o valor é justo ou não. Às vezes, é melhor investir um pouco mais agora para evitar problemas no futuro.

2 – Defina os objetivos do negócio

É preciso compreender os objetivos e o que deve possuir   em um comércio eletrônico. Muitos cometem o erro de simplesmente copiar um modelo de sucesso na espera de que dê o mesmo resultado. Não é bem assim: a solução que funcionou para seu conhecido pode não ser a mais indicada para o seu negócio. Quem está começando deve escolher uma plataforma intuitiva e que auxilie na gestão. Já os empresários mais consolidados no setor podem buscar tecnologias mais robustas para crescer.

3 – Descubra as funcionalidades e integrações

Antes de contratar um fornecedor, pesquise bastante sobre todas as funcionalidades e integrações que a tecnologia possui. O ideal é montar uma lista com todos os recursos que você espera da plataforma e comparar com diferentes marcas do mercado. Caso deseje experimentar e testar, você pode navegar em e-commerces que utilizem essa tecnologia ou ainda solicitar uma demonstração para conhecer ainda mais a interface do painel de controle e identificar se a solução atende suas necessidades.

4 – Conheça o suporte e apoio no pós-venda

A plataforma pode ter um preço acessível, atender seus objetivos e possuir inúmeras funcionalidades que auxiliam na gestão da loja virtual, mas sem o suporte técnico adequado dificilmente irá auxiliar no crescimento da sua empresa. Isso porque um bom atendimento no pós-venda ajuda a tirar dúvidas nos primeiros dias de implementação e, o mais importante, é preciso ter o apoio de profissionais especialistas quando acontecer algum problema com a tecnologia e o site ficar fora do ar, por exemplo.

5 – Leia o contrato de prestação de serviços

A regra é válida para todas as áreas e não apenas na aquisição de uma plataforma de e-commerce: leia atentamente com cuidado o contrato de prestação de serviços e só assine se estiver de acordo com todas as cláusulas. Ainda hoje é comum ver empresários que ficam presos a plataformas ruins porque não conseguem escapar das armadilhas de um contrato. Tudo o que foi acordado deve estar especificado. Assim, você estará amparado caso algum problema aconteça.

* Carlos Alves é Diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Head de E-commerce na Riachuelo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]