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5 Dicas para administrar melhor o seu negócio

5 Dicas para administrar melhor o seu negócio

Especialista em gestão empresarial indica estratégias para gerir melhor o seu empreendimento

Ser profissional liberal é uma opção que proporciona diversas vantagens, tais como: flexibilidade de horário e poder de gerenciamento de agenda, maior possibilidade de escolha de clientes e alinhar os trabalhos às necessidades de ganhos. Fato é que muitos advogados, engenheiros, consultores e profissionais de TI têm optado por esse caminho. Em contrapartida, existem as dificuldades relacionadas a essa opção, principalmente na parte administrativa, por esse tipo de profissional ser na maioria das vezes especializado no seu ramo de atuação, não possuindo capacitação em áreas como formação de preços, custos, fluxo de caixa e gerenciamento. Mais como se aprimorar dentro dessa realidade. Veja algumas orientações sobre o tema:

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1) Reduza custos: Um grande erro que observo são profissionais que logo que iniciam na carreira já fazem pesados investimentos com aluguel, montagem de escritório e vários associados, esse é um erro. Nessa hora o caminho deve ser buscar espaços que possibilitem o melhor atendimento, mas que eliminem os custos altos de atendimento, telefonia, condomínio e manutenção. Nesses casos o aluguel de um espaço de coworking pode sem o caminho inicial, pois geralmente, pagando um único valor se terá todo o suporte necessário nesse campo. Com o crescimento do negócio, se poderá analisar outras opções, mas o custo sempre terá que ser uma prioridade.

2) Conquiste uma certeira de clientes: A conquista de cliente é um passo fundamental, mas como fazer isso? Hoje existem muitos caminhos, podendo desenvolver ações publicitárias e de marketing online. Nessa área sempre se deve ter em mente qual o retorno que as estão proporcionando, vejo muitos profissionais liberais gastando muito dinheiro em ações que não atingem o seu público. Um dos caminhos mais certeiros que vejo para quem está iniciando um projeto é o network, ou seja, buscar conhecer pessoas e parceiros que possam impulsionar os negócios. Por isso, é importante estar no espaço certo e não se isolar em um quartinho esperando o cliente chegar. Nesta hora é preciso ser visto, para fazer negócios.

3) Busque capacitação administrativa: Como dito, grande maioria dos profissionais esbarram na falta de capacitação administrativa, assim, o melhor caminho é a capacitação. Hoje, com o advento da internet, há a possibilidade de ter acesso fácil às informações, assim, abuse desse meio. Todavia, também é fundamental que o profissional vá atrás de cursos, palestras e treinamentos sobre o tema. A troca de vivência e um aprendizado personalizado com certeza fará toda diferença nessa hora, lembrando que, por mais que hajam padrões administrativos, cada caso deve ser tratado isoladamente.

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4) Profissionalize o atendimento: Conquistar um cliente é um longo caminho, mas, por incrível que pareça, vejo muitos profissionais liberais que após essa conquista conseguem jogar tudo fora por causa de um mal atendimento, por isso, não se esqueça que seu chefe é seu cliente, e ofereça para ele o seu melhor. Se não tiver verba para uma atendente, busque um escritório de coworking, onde as recepcionistas fazem essa função para os locatários, podendo até personalizar o atendimento e anotar os recados. Lembrando que não se deve deixar o cliente esperando, as respostas devem sempre ser muito rápidas e faça reuniões constantes.

5) Busque aprimoramento profissional: Já falamos da área administrativa, mas, para muitos profissionais liberais existe o erro comum da soberba, isto é, acreditar que já domina como ninguém sua área de atuação e que não necessita de atualizações. Vivemos um momento no qual o conhecimento se desenvolve muito rapidamente, conceitos de um ano atrás já podem estar totalmente desatualizados, assim, por mais que confie no seu tino profissional, esteja sempre atento e troque experiência com parceiros do mesmo ramo ou de área análogas, isso com certeza trará grandes resultados para o negócio.

*Diogo Sales, diretor executivo da Gowork e especialista em gestão empresarial

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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