Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente em 2018

5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente em 2018

O que será tendência em 2018 quando o assunto é o atendimento ao cliente? Veja o que pensa a empresa Zendesk sobre esse assunto

Todo início de ano é sempre tempo de exibir ideias novas. Se elas vão vingar até o fim do ano, essa é uma outra história. Profissionalmente falando, o fato é que a chegada de 2018 traz a chance de repensar objetivos e definir metas de acordo com o que esperamos obter de nossos negócios e, claro, com os desafios que teremos de enfrentar -especialmente quando o assunto é o relacionamento com o cliente.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Aumentos de impostos, inflação na economia, novos concorrentes no mercado e clientes muito mais preparados e exigentes são apenas alguns dos motivos que devem motivar as empresas a melhorar a qualidade de suas soluções. No entanto, nem sempre os clientes entram nessa equação, ainda que eles sejam a fonte de sustentação de um negócio.

Por esse motivo, a Zendesk, presente em mais de 160 países com a missão de aprimorar o relacionamento das empresas com seus clientes, listou as 5 dicas mais importantes para melhorar o atendimento ao cliente em 2018:

1- Abra seus olhos para o novo

Pesquise novas tecnologias que complementam o serviço que as empresas já fornecem. Hoje, o desafio é lidar com um cliente que vive conectado à rede quase 24 horas por dia.

O mundo digital está repleto de novas tendências que podem atender melhor aos clientes. A recomendação é: use os canais próprios de mídia, responda as mensagens diretas, publique atualizações nas redes sociais e não se omita atrás de um medidor de dados.

2- A tecnologia está aqui para ajudá-lo

As expectativas dos clientes em 2018 serão igualmente agressivas ou ainda mais altas em relação ao ano anterior. A penetração dos canais digitais, juntamente com a velocidade da concorrência para inovar, a mobilidade dos usuários, a exigência de uma experiência satisfatória e a atenção em tempo real são alguns dos fatores que determinarão o sucesso ou o fracasso de um serviço e, consequentemente, da confiança dos usuários em marcas e produtos.

Por estas razões, é importante contar com a ajuda de especialistas em soluções para atender ao maior número de clientes de forma imediata e eficiente. A tecnologia permitirá se antecipar, monitorar continuamente as mudanças e se prever as tendências e comportamentos dos usuários, para entregar o melhor serviço.

3- Os clientes preferem uma boa experiência

Estatísticas apontam que os brasileiros batem recordes mundiais de tempo gasto na internet todos os dias. Esse tempo é aproveitado em plataformas digitais e a expectativa é sempre ter uma experiência satisfatória. Esta tendência tem aumentado ao longo dos anos e espera-se que este ano seja reforçado dado o excesso de opções disponíveis. O único diferencial que encontrarão, em muitos casos, será o serviço ao cliente.

Pense em como você quer que seus clientes vejam sua marca, o tipo de experiências que você deseja oferecer e como quer que as pessoas falem sobre seus produtos. Uma vez que você se concentrar em entregar o melhor serviço, o trabalho de marketing poderá ganhar aliados espontâneos.

4- Fortalecer o capital humano

O frenesi tecnológico pode nos fazer acreditar que as máquinas farão todo o trabalho, o que é totalmente falso. Mesmo nas empresas mais vanguardistas, o capital humano é indispensável para operar e coordenar o trabalho tecnológico. No atendimento ao cliente, os agentes não só devem coordenar as funções gerais, mas também concentrar-se em casos mais complexos, que exigem maior atenção.

O melhor caminho é treinar e capacitar os agentes para que eles possam resolver as questões que de fato exigem interação humana para que possam ser resolvidas. Afinal, empresas são formadas por pessoas, que exigem aprendizado e aprimoramento constantes.

5- Investir no atendimento ao cliente

Embora existam várias maneiras de aprimorar o seu atendimento, uma boa estratégia para obter uma mudança substancial é o investimento em tecnologia. Em 2018, como de costume, muitas empresas devem investir milhões em publicidade, buscando alcançar novos clientes e obter novos negócios a curto prazo. Contudo, esse dinheiro não costuma ser alocado para a experiência do cliente, que representa fidelização a uma marca e, também, a obtenção de novos negócios.

Talvez a principal dica para 2018 seja transformar o termo “atendimento ao cliente” para “relacionamento com o cliente”, entregando uma experiência única e personalizada. À medida em que as empresas começarem a pensar nas reais necessidades de seus clientes, elas entenderão que a solução está em investir em interfaces, tecnologias e ferramentas que as apoiem na jornada de excelência no atendimento.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]