Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 dicas para reduzir a exposição aos metais pesados

4 dicas para reduzir a exposição aos metais pesados

Alumínio, níquel, cádmio, mercúrio e chumbo estão presentes em fertilizantes agrícolas, produtos eletrônicos e em diversos itens e embalagens de uso diário

Embora estes metais pesados existam naturalmente no meio ambiente, eles são extremamente tóxicos e podem se acumular no organismo humano. Altos níveis destes metais no corpo podem levar a danos no fígado e nos rins, problemas neurológicos, como a doença de Alzheimer, outros déficits cognitivos e até câncer.

Porém, existem algumasações que você pode tomar para ajudar a limitar sua exposição a esses metais perigosos. Veja a seguir.

1. Escolha produtos de higiene sabiamente
Produtos naturais para cuidados pessoais, como desodorantes, cremes, hidratantes, perfumes e cosméticos podem ajudar a reduzir a exposição do corpo ao alumínio, em particular, que é um aditivo frequente para esse tipo de mercadoria. Mesmo com a compra de itens mais naturais, você deve ler atentamente o rótulo antes de adquirir para ter certeza que está livre de alumínio.

Leia também: Você é o que você come?

Você também pode aprender a fazer seus próprios produtos de higiene e cosméticos, como desodorante, máscaras hidratantes para corpo e rosto, removedor de maquiagem, perfume e creme de barbear;

2. Evite usar folha de alumínio
A folha de alumínio é um produto doméstico muito comum, usado para embrulhar alimentos ou para assá-los no forno. No entanto, especialmente quando aquecido, o alumínio pode lixiviar (ser extraído de componentes sólidos através da sua dissolução num líquido) para fora da folha, na comida, e ao longo do tempo pode acumular-se em vários órgãos, como o fígado. Considere formas alternativas de armazenamento e preparação de alimentos. Por exemplo: use uma panela com tampa para assar alimentos em vez de cobrir a bandeja com uma folha de alumínio;

Leia também: Quais cuidados você tem com sua saúde física?

3. Não use panelas de alumínio antiaderente
Enquanto panelas antiaderentes parecem facilitar muito a vida de quem cozinha, na verdade elas são muito perigosas. Não só pela lixiviação de alumínio para o alimento que está sendo preparado, mas ao aquecer essas panelas, elas liberam perigosos produtos químicos voláteis que são então inalados, indo para os pulmões, onde podem causar danos respiratórios. Certifique-se de usar frigideiras de ferro, vidro ou porcelana;

Leia também: Reciclagem pode ser prejudicial à saúde

4. Evite alimentos enlatados
O alumínio usado para fazer latas de estanho é também capaz de lixiviar na comida que é armazenada no seu interior. Além do mais, o BPA é encontrado na maioria das latas como um forro e também pode contaminar a comida; ele tem sido associado a problemas neurológicos e ao câncer, sendo proibido em muitos países. Considere o uso de alimentos congelados ou em conserva. Alimentos congelados retêm todo o valor nutricional do produto fresco, enquanto alimentos fermentados também fornecem ao corpo bactérias probióticas saudáveis.

Fonte: Ecodesenvolvimento.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]