A decisão de sair do país natal para tentar a vida em outro não costuma ser fácil. Diferenças de idioma e cultura podem pesar na decisão. O InterNations, comunidade que busca conectar expatriados, realizou um levantamento com mais de 18 mil deles sobre o que acham do país que escolheram para viver.
A pesquisa deu origem a um ranking que considera os mais diversos fatores, entre benefícios e desvantagens, para cada um. Confira os 30 primeiros colocados.
LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!
1. Bahrein
O pequeno país insular do Golfo Pérsico é o primeiro do ranking. Foi o que mais fez os expatriados se “sentirem em casa” e também não causou dificuldades de comunicação, mesmo entre aqueles que não falam a língua oficial, o árabe.
2. Taiwan
O país é o primeiro em qualidade de vida. Tem um sistema de saúde acessível e de qualidade, além de boa infraestrutura de transporte, segundo os expatriados.
3. Equador
Quatro em cada cinco expatriados no país disseram ter boas situações financeiras. As perspectivas e a estabilidade na carreira, a qualidade de vida e a sociabilização também foram fatores que se destacaram entre eles.
4. México
O país foi o primeiro no ranking de felicidade pessoal entre os expatriados. A maioria deles teve facilidade para adaptar ao país e também considerou a população local muito amigável e receptiva.
5. Singapura
A satisfação com as perspectivas e o crescimento profissional foi um dos destaques em relação ao país. Entre os entrevistados, o país apresentou uma das melhores qualidades de educação, além de ter tido a segurança para as crianças considerada excelente por 81% deles.
6. Portugal
O clima local, a socialização e a facilidade de se sentir em casa foram os fatores que mais conquistaram os expatriados. O custo de vida foi considerado positivo, mas se contrapõe o fraco desempenho do país em perspectivas e satisfação com a carreira.
7. Costa Rica
A maioria dos expatriados considerou fácil fazer amigos e aprender o idioma. As perspectivas de carreira pesaram contra, sendo consideradas negativas por três em cada dez entrevistados.
8. Espanha
A qualidade de vida, a disponibilidade de atividades de lazer, o clima e a segurança foram alguns dos destaques positivos do país. Os expatriados não se sentem muito seguros, porém, sobre a estabilidade da economia e dos empregos.
9. Colômbia
O país é o primeiro em relação à qualidade das finanças pessoais dos entrevistados. Ele também foi considerado bom para fazer amizades por proporcionar um ambiente amigável.
10. República Checa
Tem um dos sistemas de transporte mais bem conectados do mundo, segundo o estudo. Foi considerado um dos melhores países para a vida em família, e também um dos melhores destinos para trabalhar.
Veja os outros 20 países do ranking
11. Nova Zelândia
12. Austrália
13. Panamá
14. Vietnã
15. Luxemburgo
16. Holanda
17. Malásia
18. Tailândia
19. Canadá
20. Malta
21. Bulgária
22. Israel
23. Finlândia
24. Áustria
25. Noruega
26. Uganda
27. Estônia
28. Filipinas
29. Bélgica
30. Chipre