/
/
3 Tecnologias que parecem ficção, mas que já são realidade

3 Tecnologias que parecem ficção, mas que já são realidade

A transformação digital não tem a cara que Hollywood quis dar, mas oferece soluções dignas de histórias de ficção científica. E o varejo já opera com elas

O futuro dos carros voadores não chegou. Nem precisa. As tecnologias que estão sendo colocadas em prática hoje mostram que a ciência avança conforme o mercado demanda soluções. Se não vemos carros voando é porque as necessidades dos consumidores são outras. Mas o que está acontecendo no mundo, hoje, em relação à digitalização mostra que, de fato, o futuro chegou.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Um estudo divulgado pela PwC aponta que o varejo é o quarto setor que mais investe em realidade aumentada, por exemplo. Tecnologia que tende a ser a menina dos olhos dos mercados nos próximos anos. Até 2021, o setor de varejo deve saltar para o primeiro lugar em investimentos nesse tipo de tecnologia, ao lado do setor automobilístico.

Antes disso, porém, o varejo deve apostar em outras tecnologias essenciais para reduzir o número de tarefas repetitivas na mão dos humanos e para melhorar a relação com os consumidores. Kathy Juve, vice-presidente sênior de marketing e desenvolvimento de produtos da Convergys, apontou, ao portal Chain Store Age, as três soluções que estão sendo operadas no varejo e que serão sensação em breve.

1. Assistentes de voz

Por enquanto, os assistentes de voz têm servido para divertir adultos e crianças e iniciar buscas simples no Google Search, por exemplo. Porém, essa tecnologia deve revolucionar, nos próximos anos, a maneira como os varejistas se relacionam com os clientes e vice-versa.

Alexa, a assistente de voz da Amazon, já permite que as empresas recebam e respondam as consultas que os clientes fazem pelos produtos vendidos pela marca. Tudo por voz.

Tecnologias VPA como Alexa e Google Home tiveram um crescimento de demanda de 710% no último trimestre de 2017.

2. Identificação de emoções

Isso aqui parece um pouco as distopias de Huxley e Orwell da primeira metade do século 20. Mas o fato é que empresas já têm dados sobre as emoções que causam dos clientes. Elas criam produtos e serviços com base nessas informações. Uma pesquisa da Forrester afirma que o uso das informações acerca do estado emocional do cliente dá mais resultados que um retorno bem feito.

O programa VoC (Voice of Costumer) diz respeito a ouvir através de dados e análises. Os comentários em sites e redes sociais viram dados e, em seguida, insights.

3. Respostas ao público

À medida que a inteligência artificial avança, ela passará a assumir funções que antes eram dos humanos. Até aí, nada novo. Isso sempre aconteceu ao longo da história. A diferença é que os robôs vão passar a atuar cada vez mais no trato direto com o cliente. Mais do que receber solicitações, os sistemas vão promover soluções baseadas no aprendizado de máquina, ou seja, a memória do robô vai combinar dados e apontar soluções. A ideia é liberar a mão de obra humana para o atendimento mais específico e cognitivamente exigente, para além da capacidade das máquinas e do trabalho repetitivo.

Leia também:

Google destaca crescimento do termo “perto de mim” em seu buscador

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]