Quando o assunto é experiência do cliente, as marcas têm tido grandes desafios para conseguir acompanhar a evolução do perfil dos consumidores e surpreendê-los. Mais exigentes e demandando atendimento tecnológico e no canal e no momento mais conveniente para suas necessidades, esses consumidores colocam as marcas em estado de alerta. A cada novidade do mundo da tecnologia, nasce com ela uma nova forma de interação entre marcas e clientes. O cenário exige então soluções ágeis e eficientes por parte das empresas, que almejam bons resultados em Customer Experience (CX).
Hoje, construir uma estratégia moderna de CX não é só um bom caminho para criar valor de marca, mas primordial para se fazer bons negócios. Para Marcus Vinicius Florio, vice-presidente de Negócios e Marketing da Neo, especialista na criação de soluções digitais para o mercado de Customer Experience, a inovação é a palavra de ordem agora.
“A tecnologia emergiu como uma aliada poderosa na construção de experiências positivas para os consumidores. Seja através de serviços mais intuitivos, atendimento de ocorrências ou resolução de dúvidas, as empresas estão cada vez mais recorrendo à tecnologia para aprimorar o CX”, avalia Florio.
Nesse contexto, Florino destaca três pontos principais para que as empresas alcancem excelência no atendimento e ganhem também vantagem competitiva no seu mercado de atuação. Confira!
Inteligência Artificial Generativa Integrada: elevando a personalização e eficiência
“A IA se tornou uma peça fundamental na busca por experiências únicas. A capacidade de transformar interações em momentos personalizados tem sido um divisor de águas – tanto para o bem como para o mal, o que vai depender do seu planejamento e da adoção correta da tecnologia para este fim. Seja no atendimento ao cliente ou na otimização de processos internos, a IA desempenha um papel crucial na construção de uma CX diferenciada – e é importante que ela seja implementada de maneira estratégica e de forma correta”.
Plataforma de análise avançada: obtendo insights valiosos
“A análise de dados tem sido uma ferramenta poderosa para entender e antecipar as necessidades dos clientes. Plataformas de análise avançada fornecem insights valiosos, permitindo que as empresas aprimorem suas estratégias e ofereçam um atendimento mais alinhado às expectativas do consumidor”.
Chatbots inovadores: atendimento eficiente com empatia
“Os chatbots inteligentes são a resposta para a demanda de respostas rápidas e soluções eficientes. Integrando tecnologias como processamento de linguagem natural, esses assistentes virtuais são capazes de atender com empatia, proporcionando uma experiência de atendimento ao cliente excepcional, fazendo com que a solução a um chamado seja concluída de maneira satisfatória”.
Tudo isso está redefinido e consolidando a percepção das empresas para a importância da tecnologia para CX. Compreender que a experiência do cliente, aliada a investimentos tecnológicos, formam hoje a base principal que sustenta negócios e relacionamentos duradouros entre marcas e clientes é inegável. “O investimento em inovação é essencial para que as empresas não apenas atendam, mas superem as expectativas dos consumidores, conquistando verdadeiros defensores e amantes da marca”, conclui Florio.