O varejista brasileiro está começando a reconhecer os benefícios que as soluções tecnológicas podem trazer para os negócios. Essa é a opinião de Antonio Saramago, country manager da onthespot no Brasil, empresa do Grupo Teléfonica, especializada em soluções digitais para o varejo, entre elas serviço de wi-fi social, música ambiente, contador de fluxo de pessoas, entre outros.
De acordo com Saramago: ?ter conhecimento do número de pessoas que entram na loja ou no shopping, por exemplo, é fundamental para a gestão dos negócios. Com informações sobre a faixa etária e sexo dos consumidores que circulam no espaço, é possível adequar o mix de produtos e a comunicação no ponto de venda?, explica o executivo. ?O objetivo é levar para o varejo físico todas as métricas que já estão disponíveis no varejo on-line?, completa.
Confira abaixo uma relação de perguntas e respostas sobre algumas questões que envolvem a tecnologia no varejo.
1 – O que é Wi Fi recreativo?
Antonio Saramago ? É uma conexão Wireless disponibilizada para o cliente por meio das redes sociais. Essa é uma forma de acoplar os usuários. Com ela é possível mensurar a quantidade de pessoas que estão conectadas pela sua rede, com informações sobreperfil, idade, sexo e o ?estado de ânimo? delas. É possível gerar cadastro de cliente e saber com que frequência ele vai ao estabelecimento. O usuário terá acesso ao Wi Fi por meio do perfil do Facebook e será gerado um ?check in?. O sistema ainda contabiliza o número de contatos da rede social dele que tiveram acesso à informação, possibilitando a mensurar do alcance efetivo da ação. A tendência é que a comunicação com o consumidor seja cada vez mais individual e personalizada.
2 -Você acredita nos Beacons?
Antonio Saramago – Assim como a tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência) virou moda quando surgiu, mas acabou ficando restrita a situações específicas, os Beacons (aparelhos de aproximação que emitem informações por meio de bluetooth) estão em alta. Vários segmentos do varejo estão testando a solução, mas acredito que a tecnologia ainda não está preparada para o uso no dia a dia, por não ser muito amigável com outros sistemas. Por enquanto não é possível aplicar os Beacons em larga escala, em uma rede com várias lojas, por exemplo. Além disso, ainda existe um processo de legalização dessa tecnologia para uso no Brasil, devido ao problema de falta de privacidade que ele pode gerar. Eu acredito na tecnologia como conceito, mas não para ser usada no dia a dia.
3 – Quais são os principais obstáculos para a implementação da tecnologia no varejo brasileiro?
Antonio Saramago – A principal dificuldade é a mudança de cultura do varejista brasileiro. Os empresários tendem a pensar que é muito caro e trabalhoso instalar ferramentas tecnológicas na empresa. Geralmente, precisamos mostrar as possibilidades das soluções para as áreas de marketing e convencemos a área de tecnologia da informação de que faremos a instalação dos equipamentos e não geraremos conflitos com o que já existe.
?Outro obstáculo muito comum que encontramos é referente à estrutura física dos empreendimentos que muitas vezes não estão preparados para suportar a instalação de uma tela de videowall, por exemplo, dependendo do tamanho chega a pesar toneladas e as paredes nem sempre estão preparadas para aguentar?.
De acordo com Saramago os preços de determinadas soluções estão ficando mais acessíveis e elas possibilitam a melhor gestão e consequentemente o amadurecimento do mercado brasileiro.
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