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Geração Alfa: reflexos do maior grupo de indivíduos da história

Geração Alfa: reflexos do maior grupo de indivíduos da história

Crianças e adolescentes da Geração Alfa já impactam o mercado, mas ainda não estão presentes nas estratégias das marcas

O resultado é que a Geração Alfa, que já possui ao todo um poder de compra de US$ 360 milhões ao ano, exigirá cada vez mais das marcas e empresas. O estudo aponta que experiências físicas e digitais deverão ser mais personalizadas para esses consumidores – exigência também vigente para a Geração Z.

Onde está a Geração Alfa?

O mercado de produtos infantis no Brasil já arrecada, hoje, R$ 16 bilhões – com um crescimento de 14% ao ano. Além disso, censo do IBGE de 2022 aponta que mais da metade das crianças brasileiras entre dez e 13 anos de idade possuem um celular de uso pessoal. Esses jovens já movimentam, em média, R$ 268 por mês.

Por mais que o impacto dos Alfas seja significativo para o mercado brasileiro e global, o estudo aponta que esses consumidores ainda não estão inclusos nas estratégias das marcas brasileiras. Entre os executivos entrevistados, 52% afirmam conhecer médio ou pouco essa geração. Além disso, 58% declaram não considerar os Alfas em suas estratégias de marketing. Apesar de apenas 11% das marcas considerarem esse público-alvo como muito importante em suas estratégias, 70% já aponta que é preciso pensar nessa geração pelos próximos dois anos.

Quem são os Alfas?

A geração cresceu em um contexto de hiperconectividade, com a digitalização já avançada devido à pandemia da Covid-19 e com a expansão da rede de internet 5G. Não só isso, mas são indivíduos que já são registrados de forma digital. Mais do que nativos digitais – como a Geração Z –, são hiperconectados e sabem utilizar desde cedo diferentes tipos de tecnologias, desde smartphones até assistentes de voz. 65% dessas pessoas ocuparão empregos que ainda não existem.

Uma vez que a taxa de fecundidade no Brasil é de cerca de 1,7 por mulher – com tendência de queda –, os jovens da Geração Alfa nascem majoritariamente como filhos únicos. Além disso, são cuidados mais por suas avós e pelas mães, devido ao aumento da quantidade de idosos residentes no país e ao fato de que 51% dos domicílios são chefiados pelas mulheres.

Uma vez que o tema de saúde emocional é tratado com mais naturalidade do que em décadas anteriores, serão pessoas mais conscientes sobre os problemas e sofrimentos da sociedade. Serão motivados a buscar soluções para esses desafios.

E a Geração Z?

Por mais que as gerações Z e Alfa sejam próximas em idade uma da outra, há diferença entre valores, prioridades e comportamentos que já são perceptíveis. Essas divergências ajudam a ilustrar o retrato dessa geração que começa a entrar no mercado de consumo.

Além disso, a geração mais nova tem como sua segunda escolha de carreiras aquelas que envolvem ajudar pessoas ou animais. Entre os jovens da Geração Z, esse tipo de trabalho só interessa a 15% desses indivíduos.

 O que as marcas podem fazer?

Compreendendo os comportamentos e preferências da Geração Alfa, as organizações podem criar estratégias que impactem esse público de forma relevante e que, de fato resolvam suas necessidades. O estudo aponta que, para isso, as marcas devem buscar soluções que incentivem a autonomia dos Alfas por meio de suas semelhanças com as demais gerações – como a Z, os Millenials, X e Boomers.



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