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Prêmio A Era do Diálogo 2023: Conheça as vencedoras

Prêmio A Era do Diálogo 2023: Conheça as vencedoras

Um reconhecimento às empresas que mais dedicaram esforços à resolutividade, aprimorando a experiência do cliente e evitando a judicialização

Os números do litígio, no Brasil, são exorbitantes. A Judicialização é um fato consumado, especialmente no âmbito do consumo. Entre os muitos problemas decorrentes desse cenário, está o custo de cada processo em tramitação, que pesa tanto no bolso do Estado quanto no das empresas. Logicamente, o cidadão e o consumidor, lá na ponta, enfrenta o aumento dos preços dos serviços e, é claro, dos impostos.

Pode parecer exagero, mas os números comprovam: Segundo o CNJ, em 2019 o gasto do Poder Judiciário (somando todos os entes) foi de R$100 bilhões. Ao mesmo tempo, de acordo com diretores da ANAC, para as companhias aéreas, o custo do litígio chega a R$1 bilhão – e esse é o número referente a apenas esse setor!

Não por acaso, a iniciativa A Era do Diálogo, que chega à sua 11ª edição, tem a desjudicialização como uma de suas bandeiras. Por isso, reconhece, a partir do Prêmio A Era do Diálogo, as companhias que mais dedicaram esforços à resolutividade – em outras palavras, solucionaram dificuldades, reclamações e problemas de todo tipo antes que eles se tornassem mais um processo na Justiça.

Essas empresas são identificadas a partir de um cuidadoso estudo realizado pelo Grupo Padrão, com a coordenação técnica da CX Brain. Reunem-se dados dos principais canais que recebem reclamações dos consumidores: da plataforma Consumidor.gov e do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e, em seguida, é feito o cruzamento entre eles, formando um total de cinco indicadores que compõem a pontuação final de cada empresa. Identificam-se, então, as 20 empresas com melhores resultados em resolutividade, que entregam soluções de forma ágil e eficiente.

No início do reconhecimento, que acontece na noite anterior ao evento A Era do Diálogo, Roberto Meir, fundador da Consumidor Moderno, destacou a importância de reunir, em um único evento, pessoas de diversas localidades do Brasil para tratar de um tema de tamanha importância. Nesse sentido, destacou o quão raro tem sido estabelecer diálogos pacíficos, que terminam de forma harmoniosa. Por fim, destaca: “Temos uma praga que é a Judicialização: um trauma para todos nós, pois ninguém ganha”, afirma. “É muito caro resolver tudo no litígio”.

Campeãs em resolutividade:
Conheça as vencedoras de 2023

  • 123 Milhas
  • Azul
  • Carrefour
  • Claro
  • Correios
  • Crefisa
  • Enel (Eletropaulo)
  • Gol Linhas Aéreas
  • Itaú
  • LATAM Airlines (TAM)
  • Magazine Luiza (Netshoes)
  • Neoenergia Coelba
  • Oi
  • Recovery do Brasil Consultoria
  • Riachuelo
  • Serasa Experian
  • Sky
  • TIM
  • Via (Ponto Frio)
  • Vivo

Acompanhe ao vivo a transmissão de A Era do Diálogo!


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Conheça a estratégia de cada uma das vencedoras do Prêmio A Era do Diálogo
Dados, resolutividade e os caminhos para a desjudicialização

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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