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Supermercados no Instagram: qual a estratégia traz melhor resultado

Supermercados no Instagram: qual a estratégia traz melhor resultado

Pesquisa da BuzzMonitor revela as estratégias do perfil de cinco redes de supermercado. Entenda a importância de cada uma delas

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e que chama a atenção das marcas e empresas em busca de abrir mais um canal de contato com seu público. E foi assim que o benchmarking está se especializando em atuar nos diversos setores com o objetivo de gerar cada vez mais engajamento, baseado em dados. E no setor de supermercado, o insta se tornou uma importante ferramenta de atendimento ao cliente, mas também de trazer informações relevantes aos seguidores.

Nesse setor em que existem várias filiais, em locais diferentes, a recente pesquisa da Buzzmonitor, plataforma de gestão de social media, captou dados e estratégias de cinco perfis de supermercado no Instagram: Carrefour, Assaí Atacadista, Pão de Açúcar, Matheus Supermercados e Supermercados BH. A análise foi feita por 30 dias em cada perfil, do dia 14 de fevereiro a 14 de março, e somente as publicações orgânicas foram avaliadas.

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Instagram do Carrefour aposta no BBB e reels

A rede mundial de supermercado no Brasil (@carrefourbrasil) apostou no patrocínio e audiência do Big Brother Brasil, além de conteúdos feitos em parceria com a Cyber Coook. Ao total, a marca fez 34 posts orgânicos durante o período estudado e os principais temas abordados foram o BBB, receitas e dicas para evitar o desperdício de alimentos ou reaproveitá-los. Além disso, em menor escala, a rede de supermercados também publicou conteúdos sobre o famoso “Prato Feito”, produtos e descontos do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

Surfando na audiência do BBB, o perfil trouxe cortes de vídeos do reality em que os participantes fazem compras, falam dos preços, recebem os produtos e agradecem ao Carrefour.

Outro tipo de conteúdo bastante abordado foram as receitas, trazidas tanto em formato de vídeos como fotos, em parceria com a Cyber Cook, que contaram com dicas para o café da manhã, lanches, almoços, comidas típicas e até drinks.

Outro ponto interessante na estratégia de marketing do Carrefour foi o aumento na quantidade de conteúdos no formato de Reels, tendo feito 18 posts em vídeo durante o período estudado, 20% a mais se comparado com os 30 dias anteriores. E os números mostram que o público da marca recebeu bem os conteúdos do reels. Eles foram responsáveis por 52% do conteúdo da página e obtiveram 60,3% do engajamento do período. Com esse conteúdo e estratégia, a marca ganhou 14.324 seguidores no período, alcançando a marca de 1.105.246 seguidores. No entanto, o engajamento diminuiu 27,29% se comparado ao período anterior de 30 dias.

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Carnaval e campanha institucional são os temas
da Assaí Atacadista

A empresa de atacarejo (@assaiatacadistaoficial) trabalhou duas campanhas diferentes em suas redes sociais: o carnaval e a campanha institucional.

A campanha de carnaval contou com a participação do cantor Bell Marques e deu ênfase às promoções e receitas. Já a campanha institucional Assaí de Sol a Sol, em que o supermercado destaca características da marca, como inclusão, preço baixo, prosperidade, facilidade de pagamento e oportunidades para colaboradores e comerciantes, focou em vídeos, jingle exclusivo e fotos de colaboradores.
Com esse conteúdo e estratégia, a marca ganhou 39.106 seguidores, e obteve um aumento de engajamento, 121,79% se comparado ao período anterior de 30 dias.

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Pão de Açúcar aposta em influenciadores, programa de pontos e receitas

A rede de supermercado brasileira (@paodeacucar) apostou em uma estratégia com microinfluenciadores (perfis de 10 a 100 mil seguidores), influenciadores de nível intermediário (perfis de 100 mil a 500 mil seguidores) e macroinfluenciadores (perfis com mais de 1 milhão de seguidores). Entre os conteúdos, destacam-se receitas e o programa de fidelidade por pontos.

Ao total, a marca fez 24 publicações orgânicas durante o período estudado e os principais temas abordados foram receitas, os benefícios do programa de pontos Stix e dicas dos especialistas do Pão de Açúcar.

Os posts feitos com influenciadores foram os mais recorrentes no perfil. O principal parceiro da marca é o Chef de Cozinha Henrique Fogaça, que tem mais de 3,7 milhões de seguidores, aparece em diversos vídeos ensinando receitas e divulgando o programa de pontos. Os posts com maior engajamento são vídeos em parceria com o ex-Master Chef.

Os outros influenciadores da campanha também fizeram vídeos com receitas e mencionando o programa de pontos Stix e o Espaço Café. Os conteúdos sempre se relacionam aos temas abordados pelos influenciadores em suas páginas pessoais.

A rede de supermercados ainda fez uma parceria com a Polishop, e trouxe os colaboradores para falar sobre pontos específicos do Pão de Açúcar.

No período estudado, 79,17% do conteúdo da marca foram vídeos, sendo estes responsáveis por 85,72% do engajamento. Ao total, de conteúdo orgânico, foram feitos 17 reels, 2 vídeos no feed e apenas 5 fotos. Com esse conteúdo e estratégia a marca conquistou 2.785 seguidores, alcançando o total de 598.606 seguidores. O engajamento, no entanto, diminuiu 77,22% se comparado ao período anterior.

Matheus Supermercados investe em humor e
promoções no Instagram

O perfil do supermercado com lojas no norte e nordeste do país (@mateussupermercados) investiu em promoções e vídeos de humor. Ao total, a marca fez 45 publicações orgânicas durante o período estudado e os principais temas abordados foram promoções das campanhas “Vem que tá barato de verdade”, Semana do Consumidor e Terça da Fralda. Em todos eles, a marca fez vídeos com tom de humor e brincadeiras e CTA’s para atrair a interação do público.

Com roteiros elaborados e personagens fixos, Matheus Supermercados apostou bastante na produção de vídeos durante o período estudado. Foram 27 vídeos, além de 18 fotos – sendo a maioria carrossel. Alfred já é uma presença recorrente nos vídeos da marca e traz sempre uma piada relacionada aos produtos, a situações que envolvem compras para a casa e/ou as promoções da loja. Algumas imagens também abordavam memes e brincadeiras com CTA’s para interação do público.

A marca também publicou dicas para os consumidores – como “Tipos de queijo para montar uma tábua de frios”, “Pratos para a Quaresma”, “Frutas que fazem bem para a pele”, “Drink Lagoa Azul com Corote”, entre outras. E em menor escala a marca fez publicações sobre o carnaval, Dia da Mulher e Quarta do Horti. Por fim, desde o dia 6 de março, o perfil começou uma campanha de Páscoa, incluindo nela uma parceria com a microinfluenciadora Keilliane Bastos.

No período estudado, 79,17% do conteúdo da marca foram vídeos, sendo estes responsáveis por 85,72% do engajamento. Ao total, de conteúdo orgânico, foram feitos 17 reels, 2 vídeos no feed e apenas 5 fotos. Com esse conteúdo e estratégia a marca conquistou 7.732 seguidores, alcançando o total de 459.245 seguidores. O perfil também teve um aumento significativo no engajamento, 42,57% a mais do que no período anterior.

Supermercados BH traz produtos com preços e
dicas para os consumidores

O perfil dos Supermercados BH (@supermercados_bh) no Instagram apostou em uma campanha de Dia da Mulher com as colaboradoras de diversas unidades, “Mulher você pode tudo”, dicas e receitas com produtos vendidos no supermercado.

Os principais conteúdos foram produtos, lançamentos, receitas linkadas a produtos e dicas. A marca publicou uma série de dicas, tanto em foto quanto em vídeos, para facilitar a vida do consumidor. O quadro Dicas da Clara, em parceria com a influenciadora Clara Senra, também apareceu muito nas publicações da marca com o mesmo tom: conteúdos de receitas e produtos.

A rede de supermercados publicou vídeos com as colaboradoras e obteve uma boa repercussão. Em menor escala, a marca postou ofertas exclusivas para o programa de fidelidade da rede de supermercados, promoções da semana do consumidor e conteúdos sobre o Março Lilás, campanha de conscientização ao câncer de colo do útero.

O conteúdo dos Supermercados BH no período teve 60 fotos (72,29%) e 23 vídeos (27,72%). Em contrapartida, o engajamento do público aconteceu muito mais nos vídeos do que nas fotos. Os reels foram responsáveis por 51,91% do engajamento da marca no período. O perfil obteve um aumento de 19,52% no engajamento se comparado ao período anterior.



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