/
/
As 20 maiores redes de super e hipermercados do Brasil

As 20 maiores redes de super e hipermercados do Brasil

Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017 mostra que o segmento de Super e Hipermercados representa 53% das 350 maiores redes do País

o total das 350 maiores redes de varejo do Brasil, 53% delas é do segmento de Super e Hipermercados. Os dados são do Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017, única publicação que analisa companhias de 12 segmentos diferentes do varejo, com base em um estudo do CIP – Centro de Inteligência Padrão, em parceria com a Serasa Experian e a Mastercard.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O estudo mostra que de todos os segmentos, o de Super e Hipermercados foi o último a sentir a crise, por ser considerado um segmento de consumo básico e recorrente. Contudo, a inflação, que alcançou mais de 10% em 2015 e 6,27% em 2016, aliada a alta do desemprego, fez os consumidores recuarem até mesmo no consumo de itens básicos.

Gigantes resilientes

De acordo com dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas do setor caíram 1,5% em 2016 – um crescimento nominal de 7%. Considerando as 350 maiores empresas analisadas pelo Ranking NOVAREJO Brasileiro, o crescimento nominal foi um pouco maior, de 7,3%, ficando acima da inflação acumulada do ano.
Diante do cenário, as grandes empresas do segmento foram rápidas: investiram em estratégias que permitiram o aumento da eficiência, em 4,9%. A margem Ebtida da companhia passou de 2,6% para 3,4% entre 2015 e 2016 – um avanço e tanto diante de um ano difícil.
Outro dado que mostra um segmento de Super e Hipermercado mais saudável é o índice de risco de crédito, que mede a probabilidade das empresas de se tornarem inadimplentes no horizonte dos próximos seis meses.
Dados exclusivos da Serasa Experian para o Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017 mostram que o porcentual de empresas do segmento com risco baixo de crédito caiu de 77% para 68%, entre um ano ou outro. Contudo, o número daquelas com risco aceitável subiu de 5% para 11%. Essa evolução, segundo a Serasa, deve-se à solidez da demanda pelos itens vendidos pelos supermercados.

As maiores redes do segmento

Os dados mostram que, em relação ao Ranking do ano anterior, o Walmart foi o grande destaque, saindo da terceira colocação para a primeira posição, mesmo com um crescimento modesto, em relação às demais marcas.
Confira a lista das 20 maiores companhias de supermercados do País.

Arte: Fernanda Pelinzon / Grupo Padrão

Quer saber mais? Acesse aqui a edição completa do Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017 e tenha em mãos a publicação mais completa sobre o setor. 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]