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19% dos consumidores ainda têm crediário

19% dos consumidores ainda têm crediário

Pesquisa do SPC Brasil mostra que carnê ainda faz parte da realidade dos brasileiros

Os carnês ainda são realidade entre os consumidores brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil com o portal Meu Bolso Feliz, e divulgada hoje (27). A pesquisa mostra que 19% dos consumidores possuem ao menos uma compra no carnê ou boleto.

“O crediário é para uma parte da população brasileira, sobretudo entre a classe C não bancarizada e os que vivem fora dos grandes centros urbanos, a única via para conseguir realizar compras de valores mais elevados”, lembrou, em nota, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Itens de maior valor agregado são aqueles em que há maior parcela das compras feitas com crediário, como eletrodomésticos (44%), eletrônicos (37%), calçados (31%) e roupas (30%).

Questionados sobre as principais vantagens desta modalidade, a maior parte dos consumidores cita a possibilidade de dividir o pagamento de suas compras em várias vezes (37%), poder parcelar uma compra mesmo sem ter cartão ou cheque (14%) e ter prazo para realizar o pagamento (13%).

Tirando o cartão de crédito, opção de 52% dos brasileiros, o empréstimo pessoal (37%), o empréstimo consignado (28%), o financiamento (22%) e o cheque pré-datado (9%) seguem na lista das modalidades mais escolhidas para a compra por crédito.

A pesquisa também mostra que, dentre os consumidores ouvidos pelo levantamento, 16% argumentam que nem sempre podem escolher a forma de pagamento mais barata e, por isso, acabam adquirindo a modalidade para a qual conseguem aprovação, independentemente da taxa de juros.

O percentual aumenta para 21% na Classe C. Há ainda aqueles que analisam apenas se o valor da parcela cabe no bolso, ignorando o valor total desembolsado (13%).

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