Pesquisar
Close this search box.
/
/
1+2 = BLUE: A CIÊNCIA DAS CORES NO CINEMA

1+2 = BLUE: A CIÊNCIA DAS CORES NO CINEMA

Como o nosso cérebro age perante as cores? E as telas influenciam alguma coisa em relação a isso? Painel no SXSW debate o tema

Austin, Texas, EUA – “Toda cor é uma ilusão. A cor que nossos olhos veem nunca é a real. Quem enxerga a cor como ela é e atribui sentido a ela é o cérebro”. Bevil Conway, professor associado de neurociência do MIT foi incisivo: estamos descobrindo realmente como a cor nos influencia. Ele foi um dos palestrantes do painel interativo “1+2=Blue: a ciência das cores no cinema”, que contou ainda com a presença de Rama Allen, diretor executivo de criação da produtora The Mill, e Mikey Rossiter, colorista da mesma The Mill. Um painel para fazer a alegria de geeks e cinéfilos.

Um momento: um cineasta, um neurocientista e um colorista juntos? Não só. Na plateia do SXSW, uma pessoa participando de uma experiência, ligada a biossensores, entregando dados ao vivo, visualizações do corpo e da mente.

Aqui é possível ver em tempo real o cérebro do espectador conectado aos biossensores (Foto: Jacques Meir)

Como a cor nos afeta? E como cineastas usam a cor para alterar a nossa percepção, emoção e cognição? Rama Allen, cineasta, falou sobre a influência da cor em seu trabalho e no de outros cineastas. Bevil falou sobre a ciência das cores e como a psicofísica visual impacta artistas e audiências. E Mikey Rossiter compartilhou sua perspectiva como artista e forneceu insights sobre seu processo criativo enquanto monitorava o corajoso espectador ligado aos sensores.

Bevil Conway iniciou sua exposição destacando como as cores afetam as percepções. Isso porque a produção da arte é um foco de experiências para ele. Segundo o neurocientista, a cor é um processo extraordinário que ajuda a entender como nossas mentes trabalham. Nosso cérebro corrige e interpreta corretamente as cores que vemos. Monet foi um pintor que intuitivamente percebeu essa dinâmica e dedicou-se a enxergar a luz.

Mas a luz e as cores percebidas diante da luz são enganadoras. Ou seja, há viés de cor. Por isso, é necessário compreender como a cor é percebida na mente. O cérebro é nossa máquina de cor. É lá que a cor acontece e não no olho.  E a neurociência é válida para esclarecer o que a cor significa em nossas vidas.

Nesse momento, Conway afirmou: “toda cor é uma ilusão. Nos faz sentir. Desperta reações químicas. De que cores gostamos mais? Gostamos de cores que simbolizam a natureza: azuis e laranjas”. Sim, leitores, vocês pensaram no Itaú?

Cineastas assinam com as cores

Mikey fala de Blade Runner. Juntamente com Rama, a apresentação mostra como cineastas diversos utilizam estilos de cores distintas. A plateia, ligada a fones de ouvidos, vê transições de imagens de um cineasta para outro, como diversos frames de filmes diferentes e consegue perceber facilmente esse estilo dos diretores. Via de regra, cineastas sabem que gostamos de azuis e laranjas, porque essas cores compõem lindos cenários, o raiar do dia, o sol refletindo em paisagens naturais. Até que Ridley Scott, com Blade Runer subverteu essa ordem. Ele trabalhou azuis com cinzas e tons escuros. E desde ontem, sempre usa tons de grafite em seus filmes.

Rama mostra diversos ensaios de cenas dos primórdios do cinema submetidos à coloração para que possamos entender como as cores mudam o sentido original que se quis mostrar. A história da aplicação das cores passa pela compreensão de como nosso olho combina as cores primárias vermelha, verde e azul. E Mikey complementa: “não há limites para o que as cores podem ser. A solução é: como capturar a cor pela câmera?”

Rama, Conway e Mikey mostram então como os cineastas criam “assinaturas com as cores”.  David Lynch, do perturbador “Veludo Azul”, usa as cores para criar borrões, cores fortes, para gerar confusão.

Fassbinder, cineasta alemão, usa cores com choques de luz, pesadas, para mostrar sua visão de mundo intensa. Já Tarantino prefere usar muitos contrastes e uma estética “gasta”, para remeter aos filmes que o definiram e inspiraram. Suas cores são homenagens. Os irmãos Wachowski, de Matrix, usam uma paleta de cores que se baseia em graphic novels, tonalidades que lembram o nanquim e o lápis para que possam “congelar” a tela.

Kubrick ama os vermelhos. Sempre há elementos em vermelho em seus protagonistas. Vermelho significa perigo, guerra, ruindade, morte, sangue. Ele sempre amplifica a cena na presença do vermelho.

E quando falamos em amarelo e vermelho? Contextos românticos. Vermelho significa paixão e intimidade. Com amarelo, delicadeza, cordialidade.

Podemos modificar emoções a partir do contexto em que se produzem cenas. Cores modelam o que podemos esperar de marcas e de situações.

A função do colorista

E a carreira de colorista? Para que serve essa especialidade no cinema de hoje? Para Mikey, há muitos paralelos em colorir com tocar música. Ele pensou em ser músico e, por isso, viu na coloração um processo similar de criação.

Qual é a relação do colorista com o diretor de cinema para a entrega do produto filme? Mikey fala, enquanto mostra como o espectador reage à mesma cena colorida de formas diferentes (aliás, impressionante verificar como o cérebro reage e interpreta as cores): “Eu tento traduzir a linguagem que o diretor quer utilizar em sua obra. Eu sei que vemos a mesma cena de modos diferentes. Eu sou simplesmente tradutor. Quero dar a ele o que quer e não o que ele fala”.

O painel então caminhou para o final, enfocando a diferença substancial entre as cores que existem na realidade e aquelas que são “criadas” no cinema e nas artes. Há maneiras diferentes em que uma máquina e um homem “veem” o mundo. Nos filmes, então, a realidade é estilizada, justamente porque a cor está a serviço de um propósito, de uma história. O trabalho do colorista é imprimir esse propósito no cérebro da audiência”.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]