/
/
10 lições para o varejo de agora e do futuro

10 lições para o varejo de agora e do futuro

Trends NOVAREJO apresentou as principais tendências e caminhos para o varejo de hoje e de amanhã

O que grandes eventos internacionais, como Cannes Lion, Money 20/20 e SXSW ensinam ao varejo? Muita coisa: da transformação da comunicação com os consumidores, ao fim do pagamento ao impacto de tecnologias na experiência. 

Em apresentação no Trends NOVAREJO, evento realizado nesta manhã (30), em São Paulo, e que reuniu as principais tendências e temas relevantes para o varejo vistos em diversos eventos, Jacques Meir, diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão, falou sobre as lições que esses grandes encontros ensinam para o varejo brasileiro de agora e do futuro.   

Leia também
?Estamos no meio de um tsunami?

1. Sem fronteiras
Em Cannes Lion, o que se viu foi a intenção de maior investimento em tecnologias como robótica, internet das coisas e inteligência artificial. Elas vão redesenhar os limites do setor. ?As empresas estão criando mercados em função disso?, afirma Meir. Um exemplo é o Google, que está com projeto de explorar a Lua em dois anos e criou, assim, um mercado de US$ 30 bilhões. 

2. Experiências radicais mudam tudo
O famoso festival francês também reforçou a importância da experiência do consumidor e isso envolve engajamento. 

3. Celebs: uma ferramenta de engajamento
Kim Kardashian tem 65 milhões de seguidores no Instagram ? o número representa mais do que a população de muitos países. E cada post da celebridade gera um impacto forte e alto engajamento. As marcas que já perceberam o peso das celebridades na comunicação ficam à frente.   

4. De olho na cultura
?Cultura é fundamental: todo mundo precisa ficar de olho no que acontece no âmago cultural, porque isso serve como matéria prima para trabalhar com modismos que muda o que você tem pra vender?, afirma Meir. Movimentos culturais, diz, ajudam a criar novos modelos de negócios, novos produtos e mudam a forma de comunicação. 

5. Co-criação
Os consumidores hoje querem recriar e fazer parte dos negócios das empresas. ?Chame-os para participar, pense em criar uma loja junto com os clientes, dê a eles um sentido para que eles façam parte do sistema?, avalia Meir. Para ele, ao abrir espaço para o consumidor participar da criação de modelos de negócios e produtos, as marcas dão sentido para eles. 

6. Varejo relacional
Mais do que um ponto de venda, as marcas precisam oferecer um ponto de relacionamento e interação. ?Apesar da necessidade de gerar caixa, o varejo substitui os espaços de transação para relacionamento, entretenimento?, diz Meir. A hora é de pensar quais os motivos que levam os consumidores para as lojas. 

7. Dados, dados, dados
É irreversível: em qualquer ponto de contato com os consumidores, as marcas precisam preocupar-se em gerar dados deles e, mais, em como gerar informação a partir desses dados. O PDV deve ser um coletor de dados. A partir deles, as marcas precisam gerar experiências melhores e mais assertivas.

8. Inteligência artificial
Robôs já existem e eles vão provocar mudanças radicais na comunicação das marcas. ?Consumir é um esforço e as novas gerações vão terceirizar esse esforço para a inteligência artificial?, afirma Meir. ?E quando isso acontecer, como as marcas vão influenciar um consumidor que não precisa mais se preocupar como o que vai escolher??, questiona. 

9. O pagamento sumiu
As pessoas não querem perder tempo. E filas, senhas e espera não fazem mais sentido, principalmente para as novas gerações. Diante disso, muda também o modo como pagamos nossas compras. ?As pessoas não querem ter o desprazer do pagamento, que é um momento sobre o qual você tem de refletir sobre a validade ou não da compra?, analisa Meir. A tendência agora é fazer ?desaparecer? essa etapa na jornada de compra do consumidor ? e a tecnologia é ferramenta pra isso. 

10. Linguagens e decodificação
A linguagem tem poder e no varejo não é diferente. Agora, o varejo precisa mais do que nunca pensar qual linguagem o setor quer utilizar e quais códigos vai utilizar pra isso. ?Cada loja tem um código, uma linguagem diferente, para diferentes consumidores e precisa se atentar a isso?, afirma Meir.

Leia também
Como os millennials podem destruir o seu negócio?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]