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10 lições para o varejo de agora e do futuro

10 lições para o varejo de agora e do futuro

Trends NOVAREJO apresentou as principais tendências e caminhos para o varejo de hoje e de amanhã

O que grandes eventos internacionais, como Cannes Lion, Money 20/20 e SXSW ensinam ao varejo? Muita coisa: da transformação da comunicação com os consumidores, ao fim do pagamento ao impacto de tecnologias na experiência. 

Em apresentação no Trends NOVAREJO, evento realizado nesta manhã (30), em São Paulo, e que reuniu as principais tendências e temas relevantes para o varejo vistos em diversos eventos, Jacques Meir, diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão, falou sobre as lições que esses grandes encontros ensinam para o varejo brasileiro de agora e do futuro.   

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1. Sem fronteiras
Em Cannes Lion, o que se viu foi a intenção de maior investimento em tecnologias como robótica, internet das coisas e inteligência artificial. Elas vão redesenhar os limites do setor. ?As empresas estão criando mercados em função disso?, afirma Meir. Um exemplo é o Google, que está com projeto de explorar a Lua em dois anos e criou, assim, um mercado de US$ 30 bilhões. 

2. Experiências radicais mudam tudo
O famoso festival francês também reforçou a importância da experiência do consumidor e isso envolve engajamento. 

3. Celebs: uma ferramenta de engajamento
Kim Kardashian tem 65 milhões de seguidores no Instagram ? o número representa mais do que a população de muitos países. E cada post da celebridade gera um impacto forte e alto engajamento. As marcas que já perceberam o peso das celebridades na comunicação ficam à frente.   

4. De olho na cultura
?Cultura é fundamental: todo mundo precisa ficar de olho no que acontece no âmago cultural, porque isso serve como matéria prima para trabalhar com modismos que muda o que você tem pra vender?, afirma Meir. Movimentos culturais, diz, ajudam a criar novos modelos de negócios, novos produtos e mudam a forma de comunicação. 

5. Co-criação
Os consumidores hoje querem recriar e fazer parte dos negócios das empresas. ?Chame-os para participar, pense em criar uma loja junto com os clientes, dê a eles um sentido para que eles façam parte do sistema?, avalia Meir. Para ele, ao abrir espaço para o consumidor participar da criação de modelos de negócios e produtos, as marcas dão sentido para eles. 

6. Varejo relacional
Mais do que um ponto de venda, as marcas precisam oferecer um ponto de relacionamento e interação. ?Apesar da necessidade de gerar caixa, o varejo substitui os espaços de transação para relacionamento, entretenimento?, diz Meir. A hora é de pensar quais os motivos que levam os consumidores para as lojas. 

7. Dados, dados, dados
É irreversível: em qualquer ponto de contato com os consumidores, as marcas precisam preocupar-se em gerar dados deles e, mais, em como gerar informação a partir desses dados. O PDV deve ser um coletor de dados. A partir deles, as marcas precisam gerar experiências melhores e mais assertivas.

8. Inteligência artificial
Robôs já existem e eles vão provocar mudanças radicais na comunicação das marcas. ?Consumir é um esforço e as novas gerações vão terceirizar esse esforço para a inteligência artificial?, afirma Meir. ?E quando isso acontecer, como as marcas vão influenciar um consumidor que não precisa mais se preocupar como o que vai escolher??, questiona. 

9. O pagamento sumiu
As pessoas não querem perder tempo. E filas, senhas e espera não fazem mais sentido, principalmente para as novas gerações. Diante disso, muda também o modo como pagamos nossas compras. ?As pessoas não querem ter o desprazer do pagamento, que é um momento sobre o qual você tem de refletir sobre a validade ou não da compra?, analisa Meir. A tendência agora é fazer ?desaparecer? essa etapa na jornada de compra do consumidor ? e a tecnologia é ferramenta pra isso. 

10. Linguagens e decodificação
A linguagem tem poder e no varejo não é diferente. Agora, o varejo precisa mais do que nunca pensar qual linguagem o setor quer utilizar e quais códigos vai utilizar pra isso. ?Cada loja tem um código, uma linguagem diferente, para diferentes consumidores e precisa se atentar a isso?, afirma Meir.

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