Pesquisar
Close this search box.
/
/
10 funções do WhatsApp que você (ainda) não conhecia

10 funções do WhatsApp que você (ainda) não conhecia

O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros e a cada atualização ganha novas ferramentas. Mas você conhece todas elas?

Veja dez truques para dominar o uso do WhatsApp e fazer dele um aliado que facilita a sua vida e, mais do que isso, que não precisa expor a sua privacidade.

1. Troca de telefones
Quando trocar seu smartphone, você pode levar seu histórico com você. Se tiver um cartão microSD, basta acessar Ajustes > Configurações de Conversa > Backup de Conversas.
Tire seu cartão e coloque no novo telefone, instale o WhatsApp e restaure. Se o backup estiver em um armazenamento interno, use um explorador de arquivos para achar /sdcard/WhatsApp/ pasta e mova o conteúdo manualmente. O suporte para o backup para o Google Drive deve ser adicionado na próxima compilação. Vá até o site da Apple para instruções do iOS.

2. Esconder última visualização, foto e leitura

Caso não queira que vejam o horário da última visita ao WhatsApp, é só ajustar o ?visto por último? para Ninguém. Para isso siga o caminho: Ajustes > Conta > Privacidade > Visto por último. Mas lembre-se de que isso também impede de ver a última visualização das outras pessoas. Você também pode esconder foto, status e confirmação de recebimento no menu Privacidade.

IMG 41303. Detalhes de visualização da mensagem

Às vezes você precisa saber mais do que apenas que sua mensagem foi visualizada.  Basta tocar e segurar a mensagem e, em seguida, toque no ícone Info, e você saberá a hora precisa de entrega e leitura. No iOS, você também pode tocar e arrastar a mensagem à esquerda para ver esses detalhes (veja imagem ao lado).

4. À prova de tudo

Não há nenhuma maneira de fazer isso no iOS sem desbloqueá-lo, mas no Android você tem uma grande variedade de aplicativos de segurança que permitirão usar senha ou PIN para proteger seus chats do WhatsApp. Alguns deles são Messenger and Chat Block, AppLock e Smart AppLock.

Alguns desses aplicativos até tiram uma foto de quem tenta acessar o aplicativo sem o PIN, ideal para pegar bisbilhoteiros. No Windows Phone, você pode tentar o WhatsApp Locker. Se você usar o BlackBerry, então tente Lock for Whats Messenger.

5. WhatsApp no computador

Se você tiver o Chrome instalado em seu computador ou laptop, acesse WhatsApp Web e siga as instruções para o seu telefone. Você vai precisar se certificar de que seu telefone estiver conectado à Internet, de preferência através de Wi-Fi, porque o aplicativo da web sincroniza tudo a partir do seu telefone.

Inicie o WhatsApp, encontre a opção Web WhatsApp no menu, e digitalize o QR Code no navegador.

Agora você pode iniciar chats e receber notificações ali mesmo no seu computador. Infelizmente ainda não funciona em iOS.

6. Pare de salvar imagens no seu rolo da câmera

Você provavelmente não quer todas as imagens do WhatsApp aparecendo no seu rolo da câmera, na sua Galeria de Fotos ou app no Android.

É fácil impedir isso no  iOS, basta ir a Ajustes> Privacidade> Fotos e alternar WhatsApp para offline.

No Android, use um gerenciador de arquivos como ES File Explorer, e vá para sdcard / WhatsApp / Mídia, em seguida, toque em Novo no canto inferior esquerdo em qualquer pasta que você não quer compartilhar e crie um arquivo chamado .nomedia.

7. Silenciar chats de grupos

Quem nunca participou de um grupo cheio de tagarelas, que atire a primeira pedra. Mas nem sempre é conveniente passar os dias recebendo notificações de cada mensagem do grupo.  Se você estiver usando um iPhone, abra o chat do grupo, toque no assunto para obter a tela de informações de grupo, e depois toque em Silenciar. No Android, abra o bate-papo, toque no botão Menu e, em seguida, toque em Silenciar. Você pode especificar um período de tempo.

8. Recuperar mensagens deletadas

O WhatsApp faz backup de mensagens no seu dispositivo todas as manhãs às 4:00. A maneira mais fácil de recuperar uma mensagem excluída recentemente é desinstalar o aplicativo e reinstalá-lo.

Durante o processo ele perguntará se você deseja restaurar a partir do backup. Isto fará o backup dos últimos sete dias. Se você deseja restaurar um bate-papo mais velho no Android, use um aplicativo como ES File Explorer e vá para sdcard / WhatsApp / Banco de dados para ver os seus backups.

Renomeie o arquivo que você deseja para  msgstore.db.crypt e depois vá para Configurações> Aplicativos> WhatsApp> Limpar dados, em seguida, inicie e restaure quando solicitado.

9. Atalho para conversas

Esta dica só funciona para o Android. Se existem certos chats que você quer retomar a cada dia, criar um atalho na tela inicial que vai diretamente para eles pode poupar o seu tempo.  Tudo que você precisa fazer é tocar e segurar no bate-papo em questão, e em seguida, escolha ?Adicionar atalho para conversa? no menu pop-up que abrirá. Ele aparecerá em um espaço em sua tela inicial. Você pode tocar e segurá-lo para arrastar, como um ícone de aplicativo ou widget.

10. Como enviar mensagens privadas para mais de uma pessoa

Você pode querer poupar algum tempo através do envio de uma mensagem em massa, mas isso não significa necessariamente que você deseja que todos os destinatários saibam que é uma mensagem de grupo.

O recurso de transmissão permite que você envie a mesma mensagem para vários contatos, mas ele aparecerá como uma mensagem privada entre os dois de você para eles. No Android, toque em Menu e depois em ?Nova transmissão?. No iOS, toque ?listas de transmissão? na tela Conversas e depois toque em Nova lista. Se eles respondem, só você pode ver, não a lista completa.

* Com informações do Tech Radar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]