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10 dicas preciosas na hora de comprar na Black Friday

10 dicas preciosas na hora de comprar na Black Friday

Não são duas e nem três. São dez dicas para mostrar o seu lado consumidor na data comercial

O comparador de preço e produtos, Zoom, preparou uma lista com dicas de compra no aguardado dia da Black Friday.

– Verifique se o desconto apresentado é realmente relevante. Para isso, o ideal é sempre decidir antes os produtos que deseja, para checar se na Black Friday esse item está com uma oferta boa, já que não são todos os produtos que entram em promoção, mas sim aqueles que o varejo pretende liquidar os estoques.

– O consumidor não deve agir por impulso, mesmo diante de um bom desconto. Para comprar um smartphone, por exemplo, é essencial entender quais são os recursos que mais serão úteis para você. Se você gosta de tirar muitas fotos, é melhor prezar por um aparelho com uma câmera frontal e traseira mais potente. Já se você gosta de jogar, precisa de um modelo com um processador mais robusto e com melhor capacidade de processamento gráfico.

– Aproveite a Black Friday deste ano para comprar produtos eletrônicos. Com o fim da Lei do Bem, que isentava varejistas do pagamento de PIS/Cofins sobre smartphones, tablets, desktop, laptops, modens e roteadores, tais  produtos sofrerão aumento de preço a partir de janeiro de 2016.

– Aproveite a data para fazer compras de Natal. Nesse caso, fique atento ao prazo de entrega oferecido pela varejista, pois os presentes precisam chegar até o dia 25 de dezembro.

– Verifique a taxa de entrega. É importante avaliar o cálculo do frete, que geralmente não está incluso na oferta. Como esse é um fator que muda de acordo com a região em que será feita a entrega, é preciso checar sempre essa informação.

– Observe se o site é seguro. É importante verificar se o site tem dados blindados. Quando fornecer seus dados pessoais, fique atento ao desenho de um cadeado que aparece no canto esquerdo do local, bem ao lado do espaço para o endereço da página. Verifique se o endereço começa com https://. Também vale evitar compras em computadores de terceiros ou de acesso público. Não acredite em ofertas que sejam extremamente discrepantes do preço médio praticado pelo mercado, verificar o nome da loja em sites de reclamações e até mesmo em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, conhecer bem os critérios para troca, devolução e solicitação do dinheiro de volta, bem como observar indicadores de segurança do site antes de fornecer seus dados financeiros para pagamento, também precisam ser levados em consideração.

– Fique certo de que está comprando de uma loja confiável. O mundo virtual oferece muitas de opções de lojas on-line (ainda mais porque é fácil criar um site). Verifique informações da loja como endereço físico, telefone, e-mail, serviço de atendimento ao cliente e o CNPJ. O SAC é quem deve fornecer todos os dados da empresa. Além disso, é obrigatório por lei que essas informações estejam disponíveis nas lojas virtuais. Por fim, cheque ainda comentários de antigos compradores.

– Fique atento aos seus direitos. A internet permite que você se arrependa da compra. Você tem o prazo de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto, para devolvê-lo, mesmo que utilize o produto e ele não apresente defeito. Essa devolução garante o ressarcimento imediato do valor atualizado do pedido, incluindo os custos com frete. Mas não se confunda: os 7 dias não valem para troca de produtos (apenas para devolução).

– Se o produto veio com defeito, exija sua substituição ? uma garantia prevista no Código de Defesa do Consumidor. Caso faça as suas compras online e receba o produto com defeito aparente, existem prazos para reclamar com a loja virtual, que variam de acordo com o tipo de produto.

– É importante estar atento ao processo de trocar de um produto comprado pela internet, que não é o mesmo da devolução. Pelo Código de Defesa do Consumidor, as lojas não são obrigadas a trocar os produtos, caso não haja algum defeito ou propaganda enganosa. Então, a política de troca pode variar de loja para loja. No entanto, muitas delas aceitam a troca, em função de cores ou tamanhos, por exemplo, dentro de um prazo pré-estabelecido (fique atento às letras miúdas quando fechar a compra). Nesse caso, os custos de frete ficam a cargo do consumidor.

O Zoom possui um site com outras informações. No entanto, o ranking ?De Olho na Black Friday?, você só encontra aqui. Veja:

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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