Como parte do processo de transformação digital da marca, a Ypê, fabricante de produtos de limpeza e higiene, criou a Yara, uma Inteligência Artificial (IA) generativa especializada em dicas e dúvidas sobre cuidados com a casa. De acordo com a empresa, essa é a primeira IA criada para atender o segmento de bens e consumo.
Baseada na tecnologia do ChatGPT, da OpenAI, a Yara é capaz de compreender as necessidades dos consumidores e se aprimorar continuamente. A tecnologia foi desenvolvida com uma programação especialmente voltada para a marca. A nova IA utiliza milhares de informações obtidas das interações com consumidores ao longo dos anos, o que a torna uma especialista em cuidados domésticos.
Experiência de cuidado
Estudo da Edelman Trust Barometer 2024 revela que 53% das pessoas confiam na tecnologia de Inteligência Artificial. A nova assistente virtual da Ypê é projetada para solucionar dúvidas sobre limpeza e organização doméstica, ensinar os usuários a utilizar corretamente cada produto conforme suas necessidades, além de responder a outros questionamentos relacionados à empresa.
Segundo Alexandre Gyurkovits, diretor Digital, Canais Especiais e de Negócios Globais da Ypê, a Inteligência Artificial é uma forma de inovar e trazer tecnologia para o lar dos brasileiros. “A Ypê sempre se preocupou em oferecer produtos de qualidade e que atendam às demandas do mercado. Com a Yara, queremos oferecer uma solução rápida, eficiente e na medida certa para ajudar nos cuidados de casa”.
A introdução da marca com a Yara vai na linha de inovação para atender às expectativas dos consumidores e proporcionar uma experiência do cliente positiva, utilizando digitalização e IA para transformar a maneira como consumidores interagem com produtos, principalmente os produtos diários.
“Essa é uma das iniciativas digitais que reforça o nosso compromisso permanente com inovação, confiança e cuidado com nossos consumidores e clientes”, afirma o executivo da empresa. “O objetivo é tornar o relacionamento mais fluido com o cliente, além de potencializar a lembrança da marca como uma das mais inovadoras do mercado nacional”, complementa Gyurkovits.
Para o desenvolvimento do projeto na jornada de digitalização da marca, a Ypê contou com a parceria estratégica da Zmes. A empresa one-stop-shop em transformação digital, que combina consultoria de negócios, estratégia digital e growth, storytelling e tecnologia, foi responsável por todo o processo de criação da Yara, desde a concepção até o lançamento.
Campanha 100% digital
A marca tem investido fortemente no digital, e recentemente reformulou seu site. Outra inicitaiva do processo de transformação da marca incluiu a primeira campanha de comunicação 100% digital para a marca Flor de Ypê.
A ação contou com a participação de mais de 100 influenciadores que juntos totalizam mais de 220 milhões de seguidores, somando os perfis Instagram e TikTok dos participantes. Entre os nomes de destaque estão Fernando Fernandes, Camila Nunes, Flavia Pavenelli, Bruna Tavares, Paola Antonini, Mônica Salgado, Eslovênia Marques, Xamã e Mariana Xavier, a fim de impactar milhões de seguidores em diferentes plataformas.
Além disso, outra preocupação da marca foi em compor o time de influenciadores que somam diversidade e expandem o conceito para todo o Brasil. Ademais, uma estratégia de mídia digital robusta em diferentes canais e formatos criativos mirou em garantir capilaridade e sustentação da campanha.
*Foto: Shutterstock.