Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você sabe como lidar com riscos financeiros inesperados?

Você sabe como lidar com riscos financeiros inesperados?

Desemprego, acidente e problema de saúde são algumas das coisas que podem pegar o consumidor desprevenido, por isso é importante se preparar para imprevistos

Como você lida com os riscos financeiros na sua vida? Você os antecipa? Toma as medidas corretas para minimizá-los em caso de surgirem eventos negativos como a perda de emprego, um acidente de carro, uma doença na família etc.? Qual é a sua abordagem quando se trata de administrar os riscos financeiros de sua vida e de seus familiares?

Recentemente, li uma matéria que dizia que o brasileiro quase não utiliza o seguro como um mecanismo social para diluir os riscos financeiros de eventos negativos em sua vida.  Além disso, muita gente tende a deixar para lidar com acasos financeiros desfavoráveis somente depois que eles ocorrem, o que é pior e muito mais caro.

Vamos deixar de lado o seguro de automóvel que já foi bem assimilado pela sociedade. Você que tem filhos, já se preocupou alguma vez com o que pode acontecer com eles, caso você sofra um acidente fatal precoce? Ninguém quer morrer cedo. Eu não quero, você não quer, ninguém quer. Mas já parou para pensar se isto ocorrer hoje? Sua família tem como se levantar de um baque financeiro tão violento como esse?

Alguém pode pensar que restam os benefícios sociais. Uma vez eu os utilizei. Depois de dez anos no Banco do Brasil, utilizei o seguro-desemprego até conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Foi bom, mas era pouco. Embora algumas pessoas não concordem, ficar sempre recorrendo a esses benefícios pode demonstrar que o profissional não está se preparando de forma adequada para o mercado.

Caso você tenha utilizado, por exemplo, o seguro-desemprego várias vezes nos últimos anos, talvez não seja o sinal que o país esteja indo mal economicamente ou que as empresas não te deram valor, mas que você não está se esforçando efetivamente para se adequar às ?regras do jogo?.

Tome cuidado porque fazer qualquer curso profissional e sair sem saber nada, mas tendo o diploma, não te protege de nada. O que importa para as empresas é se o trabalhador está apto para resolver problemas ou não. É só a gente olhar ao nosso redor para encontrarmos um monte de conhecidos que vivem fazendo cursos e, nos últimos dez anos, não saíram do lugar na vida, ou até andaram para trás.

Podemos ser demitidos a qualquer momento e a ?reserva de emergência? existe exatamente para essas situações negativas. Possibilita que você se recoloque, com o tempo, de forma adequada no mercado.

Ter seguros, em alguns casos, diminui muito o risco de sua família ficar na ?rua da amargura? ou que você não tenha condição de se levantar novamente, em caso de doença. Ele até protege o seu filho para que ele tenha condição, futuramente, de conseguir uma formação profissional.

Por fim, administrar riscos e construir uma reserva financeira sólida, talvez sejam os caminhos que lhe faltam para proteger e garantir uma melhor vida no futuro para você e seus familiares. Queira ir mais longe!

***

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]