Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o Brasil obteve um salto de 18 vezes na velocidade do acesso à internet em cinco anos. Para se ter uma ideia, a velocidade registrada em 2018 era de 22 Mbps. Em junho de 2023, a velocidade registrada aferiu 415 Mbps.
No Brasil, estima-se que o país tenha cerca de 50 milhões de assinantes de banda larga, um número que cresce a cada dia. Com isso, as operadoras têm o desafio de entregar a melhor experiência de internet e conexão para esse público que também se torna mais exigente.
Dentro desse cenário, para ressaltar a rapidez e a estabilidade da conexão Vivo Fibra, a marca transmitiu pela primeira vez um jogo de futebol americano direto da casa de um torcedor. Na ação criada pela VML, a Vivo levou até a casa de um torcedor toda a equipe para narrar a partida ao vivo e mostrar os melhores momentos do jogo decisivo do campeonato americano no último domingo (21).
Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo, diz que a ação foi um sucesso e que tudo ocorreu dentro do previsto. “Vivo Fibra é a internet com banda larga mais escolhida do país. E essa iniciativa inédita reforça que a Vivo oferece a melhor experiência possível em diferentes situações, seja para curtir o jogo ou transmitir para todo o Brasil”, comenta.
“Essa ação inova como formato de mídia e de conteúdo, mostrando ao vivo toda a velocidade e os diferenciais da Vivo de um modo nunca feito antes”, complementa Sleyman Khodor, Chief Creative Officer da VML.
Paixão brasileira pela NFL
O Brasil conta com cerca de 35 milhões de fãs declarados da National Football League (NFL), segundo o IBOPE Recupom. Há 10 anos, esse número era apenas 3 milhões. Ainda de acordo com dados do IBOPE, 32% dos internautas brasileiros com mais de 18 anos se declararam interessados ou muito interessados pelo futebol americano.
Em 2022, um levantamento do Twitter revelou que o Brasil foi o quarto país que mais postou sobre NFL no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Canadá e México. O Brasil já é considerado pela NFL um dos principais mercados para novos negócios e receitas. Além disso, os perfis da liga no Brasil somam 2,5 milhões de seguidores. O TikTok é a rede social preferida deste público. É o primeiro canal do cenário internacional da liga – que não inclui os Estados Unidos – a alcançar a marca de 1 milhão de seguidores
Consumo de produtos
Não à toa, o consumo de produtos da NFL só cresce no Brasil. Fornecedora oficial dos bonés dos times da NFL, a marca New Era, registra excelentes números com vendas de bonés de equipes do Super Bowl. Em 2022, por exemplo, houve um crescimento de mais de 200%(vs. jan/21) na venda de produtos das equipes finalistas da liga durante o mês de janeiro.
Outro produto que é cara dos fãs da NLF são os bonecos colecionáveis. Entre janeiro e novembro de 2023, foram vendidos mais de 3 milhões de dólares em bonecos colecionáveis sob licença da NFL no Brasil. Um aumento de 77% nas vendas comparado ao mesmo período de 2022.
Até novembro de 2023, o vestuário NFL correspondeu a 93% das vendas no Brasil – um avanço de 25% em relação ao mesmo período de 2022, com destaque especial para uniformes da Nike, fornecedora oficial da NFL (dados, Segmenta e Circana).