Em passo decisivo para expandir sua presença no mercado de fintechs, a Vivo, tradicionalmente conhecida como uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, quer expandir sua atuação no setor financeiro. Agora, a empresa quer se posicionar como uma empresa de tecnologia que vai além da conectividade e, para isso, anunciou dois novos produtos de crédito: parcela PIX e Antecipação do Saque Aniversário do FGTS.
Estas novidades se juntam ao já consolidado serviço de empréstimo pessoal da Vivo, que está em operação desde 2020. Este serviço permite a contratação de valores entre R$ 500 e R$ 50 mil, sendo uma alternativa também para financiar smartphones e outros dispositivos nas lojas da empresa. No primeiro trimestre de 2024, o empréstimo pessoal da Vivo alcançou R$ 420 milhões em carteira, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O serviço registra mais de 55 mil contratações de crédito e uma receita superior a R$ 100 milhões em 2023.
“Dentro dessa visão, a área de serviços financeiros foi uma das primeiras na qual passamos a atuar e, por isso, é uma das mais maduras tanto sob o ponto de vista de evolução do negócio quanto dos serviços, o que nos deixa confiantes para avançar com novas ofertas na área de crédito”, afirma Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech.
Crescimento das receitas
No período entre março de 2023 e março de 2024, as receitas da Vivo com serviços financeiros cresceram 29,4%, totalizando R$ 425 milhões. Além do empréstimo pessoal, o portfólio de fintech da Vivo inclui seguros para celulares e outros dispositivos, como tablets e notebooks. Atualmente, a empresa conta com cerca de 500 mil smartphones segurados.
Outro destaque é o “Compra Planejada”, consórcio de smartphones lançado em parceria com a startup Klubi, que permite a compra de um aparelho em até 36 parcelas fixas, proporcionando uma forma planejada de aquisição.
Nova estratégia
Reunindo tudo sob a marca Vivo Pay, a iniciativa faz parte da estratégia da empresa para 2024 e visa oferecer soluções financeiras mais integradas e acessíveis aos seus clientes.
Com a solicitação de licença ao Banco Central do Brasil para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), a empresa busca maior flexibilidade para lançar novos serviços e reduzir custos operacionais. A empresa atualmente utiliza o modelo de bank as a service, com o qual colabora com parceiros que fornecem soluções completas, permitindo à Vivo atuar de forma eficaz no segmento financeiro. A ideia é que tanto o modelo de SCD quanto o de bank as a service coexistam, criando uma base sólida para a oferta de serviços.
Unificação sob Vivo Pay
A marca Vivo Pay além de unificar os serviços financeiros da empresa, também tem como foco otimizar a experiência do usuário. A empresa está implementando uma estratégia de unificação de acesso aos serviços financeiros por meio do app Vivo, que conta atualmente com mais de 22 milhões de usuários únicos. Este aplicativo é o principal canal de interação dos clientes com a Vivo, e a empresa está investindo para transformá-lo em uma plataforma robusta de soluções financeiras.
O primeiro serviço que nasce assim é a parcela Pix, apresentado no app Vivo para clientes elegíveis. Trata-se de uma modalidade de pagamento por meio da qual é possível dividir em até 12 meses compras feitas com Pix, portanto, é uma alternativa para quem não tem cartão de crédito, não quer comprometer seu limite ou precisa de crédito para comprar em estabelecimentos ou prestadores de serviço que não oferecem parcelamento. O cliente paga as parcelas do empréstimo em uma fatura exclusiva gerada no app Vivo.
Já a antecipação do saque aniversário do FGTS é uma modalidade amplamente testada no mercado e que a Vivo também passa a oferecer para clientes elegíveis. É um empréstimo que utiliza os recursos do saque de aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em contas ativas ou inativas com saldo positivo. No caso da Vivo, é possível retirar a partir de R$ 500 e antecipar o valor de até 10 anos do saldo disponível.
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