Pesquisar
Close this search box.
/
/
Estamos vivendo uma simulação?

Estamos vivendo uma simulação?

"Será que é possível criar um mundo inteiro numa simulação de computador considerando-se que cada e toda formiga e folha de grama deveria estar lá?"

Conhecido por criar empresas como PayPal, Tesla Motors e SpaceX, o bilionário Elon Musk acredita que é possível estarmos vivendo em uma espécie de simulação dentro de um computador. O argumento dele é de que, daqui a alguns milhares de anos, seremos capazes de criar bilhões de simulações virtuais que não poderão ser distinguidas da realidade. Segundo ele, ao considerar a existência de um único mundo real e bilhões de mundos falsos e indistinguíveis, é muito mais provável que a gente viva em um desses falsos mundos do que no real.

É difícil argumentar contra essa premissa. Será que é possível criar um mundo inteiro numa simulação de computador considerando-se que cada e toda formiga e folha de grama, por exemplo, deveria estar lá? Isso, sem falar dos micróbios e átomos que só podem ser vistos com a ajuda de um microscópio! Na verdade, já há uma simulação virtual próxima desse nível de detalhamento e que pode ser explorada por você.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

No jogo on-line Man’s Sky, por exemplo, é possível pousar em todos os tipos de planetas, desembarcar da nave e passear em seu entorno. Há nada menos do que 18 trilhões de planetas no jogo – cada um deles com sua própria geografia e biologia. Lá, você pode observar cada um dos animais passear, voar e nadar. Os detalhes não são completamente formados na simulação, mas são criados por funções pseudo-aleatórias sempre que um jogador se aproxima. ”Pseudo”, nesse caso, significa que toda vez que um jogador pousa em um determinado lugar, o mesmo planeta, o mesmo ambiente e os mesmos animais são gerados de acordo com as funções. Isso cria a ilusão de um universo completo, mesmo que ele deixe de existir no momento em que você olha para o outro lado. Uma simulação realista do mundo em computador provavelmente funcionaria dessa forma.

Mas teria nossa vida menos sentido se estivéssemos vivendo em uma simulação? Se escolhêssemos acreditar nela, criaríamos significados fora do mundo e da cultura onde estamos inseridos. Vamos supor que a humanidade, daqui a centenas ou milhares de anos, resolva o mistério da morte e todos possam viver eternamente. Logo, teríamos muito mais pessoas vivendo em um planeta já lotado, ainda que colonizássemos outros mundos ou construíssemos cidades no espaço.

Também não é certo que todos os corpos estariam preparados para a vida eterna. Mas tal civilização poderia testar se os indivíduos estão prontos para ela deixando-os viver uma longevidade limitada com todos os seus altos e baixos em uma simulação de computador. O fato de um indivíduo morrer nessa simulação determinaria se ele ganhou vida eterna no mundo real e, nesse caso, se a sua consciência será ou não transferida para um corpo físico real. É possível que você viva nessa simulação e, se viver, deveria considerar qual critério deve ser usado para determinar se você é ou não digno de viver eternamente.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]