Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vida longa ao Fusca, o carro do povo!

Vida longa ao Fusca, o carro do povo!

Hoje (20), é o dia nacional do Fusca, talvez um dos maiores ícones do consumo moderno de todos os tempos. Para falar sobre o assunto, a Consumidor Moderno bateu um papo com Natanael Sena da Silva, criador de um site que narra as aventuras a bordo do simpático carro

O mundo dos automóveis está em festa! Hoje (20) é o dia nacional do Fusca, um ícone de consumo adorado pelo ex-presidente Itamar Franco, pelo cozinheiro Olivier Anquier, o ator Wagner Mouro e outros 21 milhões de consumidores ao redor do mundo que compraram o carro.

Para celebrar a data, a Consumidor Moderno bateu um papo com um desses amantes do Fusca, talvez o mais maluco deles. Seu nome é Natanael de Sena Silva, publicitário e viajante e criador do site Vai de Fusca.

Ele e o pai, Francisco Gomes, ficaram conhecidos pela viagem em diversos países a bordo de um fusquinha. Ou seja, Natanael tem autoridade para falar do assunto. Veja o que ele falou sobre o futuro desse ícone do consumo.

Vai de Fusca/ Divulgação
Fotos de Vai de Fusca/ Divulgação

Consumidor Moderno – Por que o fusca?

Natanael de Sena Silva – Quando lançaram o Fusca no Brasil lá pelos anos 1950 (mais precisamente 1959), era carro inovador. Ele foi criado para uma finalidade e foi usado para outra. Além disso, ele trouxe curvas em uma época em que o carro era quadrado e grande. Ele quebrou uma série de conceitos e rapidamente ganhou popularidade. Mais do que isso, o amor pelo veículo passou de pai para filho. Eu, você e qualquer outra pessoa tem um parente ou conhece alguém que teve um Fusca. Ele se tornou um ícone porque foi carro feito para o povo.

Fotos do site Vai de Fusca/ divulgação

CM – Além das questões sentimentais e estéticas, quais fatores técnicos impulsionaram o sucesso do Fusca?

Natanael – A motorização do Fusca é extremamente simples. O pessoal brinca que com um alicate e barbante você arruma o carro. Uma vez eu fiz uma viagem e dirigia por uma estrada há três mil metros de altura. De repente, entupiu uma peça do carburador. O que eu fiz? Achei um pedaço de madeira no chão, limpei a peça e segui em frente na viagem. Além disso, tem muitas histórias de correia do motor que estoura e a pessoa substitui por cadarço de sapato. O carro possui uma mecânica simples e barata.

Fotos: www.facebook.com/jotapephoto

CM – Mas será que tanto amor por um carro não pode morrer em breve? Explico: as novas gerações de consumidores estão “desapegando” dos veículos e temos ainda o nascimento dos carros autônomos. O amor pelo Fusca está perto do fim?

Natanael – Eu acredito que vai acontecer o inverso. De fato, as novas gerações estão abandonando produtos com custo fixo alto. Há um movimento para se desfazer do carro. Isso vai acontecer. Mas penso que teremos um movimento de dirigir um veículo por prazer, normalmente por fim de semana. Hoje, o fusquinha não é meio de transporte. Hoje, compra-se o Fusca como se fosse um brinquedo, pois é isso o que é: ele é lazer, um entretenimento para a família. Além disso, estamos falando de um carro de coleção barato perto de outros clássicos. O Fusquinha terá o seu espaço no futuro também.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]