A Black Friday é sem dúvida uma data especial para o varejo brasileiro. Para o consumidor, a busca pelo melhor preço é o grande atrativo. Por outro lado, as marcas se desdobram em milhares de estratégias para atrair esse consumidor.
Neste ano, o calendário da Black Friday se encontra com a Copa do Mundo de 2022. Para a maioria dos varejistas, se configura uma grande oportunidade para a criação de estratégias que envolvam a paixão do brasileiro pelo futebol com ofertas Black Friday.
Tendo esse cenário como pano de fundo, o Google reuniu na manhã desta terça-feira (25), em sua sede em São Paulo, representantes de varejistas nacionais de diferentes segmentos para comentar suas perspectivas de mercado e estratégias para aumentar as vendas online na Black Friday. Além disso, o Google divulgou alguns dados de uma pesquisa recente sobre intenção de compras dos brasileiros na Black Friday 2022.
Logo na abertura de Gleidys Salvanha, diretora de negócios para Varejo do Google, salientou a maturidade do consumidor hoje como um dos diferenciais nessas datas sazonais. “No caso da Black Friday, o consumidor já entendeu como funciona e tem hoje muito mais maturidade para realizar pesquisas e encontra as melhores ofertas”, destaca. “Além disso ele está mais exigente e muito sensível a preço”, complementa a diretora.
Gleidys diz que nesse contexto existem grandes oportunidades. “As pessoas ainda estão muito indecisas enquanto as marcas – apesar de muitas já saberem em quais lojas irão buscar a melhor oferta”, salientou Gleydiz sobre um dos dados apresentados pela pesquisa do Google.
Um dos destaques dessa pesquisa é o aumento da confiança dos consumidores. Na classe C, sete em cada dez brasileiros (68%) declara que pretende comprar algum produto na Black Friday. Já nas classes A e B essa intenção de compra sobe para 78%.
Gleydiz avalia que esse fator de confiança para o consumidor está ligado a oportunidade real de preços mais atrativos, frente ao cenário econômico de maior retração. O Google também destacou que, além de eletroeletrônicos e TVs, entre os itens mais pesquisados estão Moda Infantil, produtos para Atividades ao Ar Livre e produtos Pet.
A maioria dos consumidores vai esperar a Black Friday para comprar eletrodomésticos (93%) e (TVs) 97%.
Além de Eletroeletrônicos e TVs, entre os itens mais pesquisados estão, Moda Infantil, produtos para Atividades ao Ar Livre e produtos Pet
Para a Black Friday de 2022, a pesquisa também apontou que 57% dos entrevistados pretendem fazer suas compras em sites. Já 51% por meio de aplicativos e 45% por meio de lojas físicas. “Estamos com esse outro desafio também que é atrair os consumidores para o ponto físico agora”, pontuou Gleydiz.
Líderes de varejo e suas estratégias para acelerar vendas
O evento seguiu com uma mesa redonda mediado por Fernanda Bromfman, líder de Commerce para médias empresas do Google Brasil, com algumas lideranças do varejo nacional, abordando as melhores estratégias para acelerar vendas em datas importantes como a Black Friday.
Ilca Sierra, vice-presidente de marketing e experiência da Via Varejo, concorda que as categorias de eletrônicos serão mais demandas por conta da Copa, sobretudo, as TVs. “Este será o ano das trocas de tela”, diz. “Nossas marcas estão criando várias ações sobre essa expectativa da Copa e acreditamos que é um cenário que se estenderá após a Black Friday”, avaliou Ilca.
Taísa Bormhofen, diretora comercial da DBR (Posthaus ), diz que uma das grandes estratégias da empresa é focar nas ofertas e atendimento via aplicativo. “Antecipamos muitas campanhas exclusivas para nossos clientes via app e, além disso, estamos nos preparando para cuidar ainda mais do nosso atendimento nessa data”, frisa Taísa.
Vinicius Faria, coordenar de Marketing de Performance da Pearson para LATAM, diz que para o setor de educação e um cenário completamente diferente na Black Friday. “Para nós, este é o momento de criar engajamento”, pontua. Para ele, um dos grandes aprendizados para o mercado de educação em Black Friday, foi “entender que o setor precisa estender um pouco mais suas ações sobre essas ofertas”. “No caso da Black Friday, outra estratégia em educação é antecipar matrículas, por exemplo”, revela Faria. “É também um momento para a construção de uma base de dados para futuras ações”, completou.
Desafios e expectativas
Para Taísa Bormhofen, da DBR, um dos desafios de uma data com grande volume como é a Black Friday é a logística, e também em como ganhar a atenção dos consumidores. “Temos que ter muita atenção nas entregas e no cuidado com a banalização da Black Friday. Muitas pessoas acabam desacreditando em promoções. Nessa hora transparência conta muito”, aponta Taísa.
Ilca, da Via, entende que outro grande desafio está na oferta de crédito. “Nesse momento, os dados auxiliam muito no conhecimento do consumidor e no entendimento de renegociações de dívidas para seguir crescendo na Black Friday. Este é um fator chave”, frisa Ilca.
A Black Friday das boas escolhas
Outro ponto de aprendizado, segundo Ilca, da Via, é que as pessoas estão pesquisando muito mais e com antecedência. “Hoje antecipar ações e monitoramento constante em todos os canais é muito importante em datas sazonais. Sabemos que o volume de competição pela atenção do consumidor é grande e desenhar um calendário sobre essa janela é decisivo”, pontua Ilca.
” Redes sociais auxiliam demais uma marca que gera boas experiências. São comentários espontâneos que encorajam novos clientes a comprar com você”
Taísa, da DBR (Posthaus ), alerta sobre outros aspectos. “Hoje o consumidor quer tudo de forma ágil e segura. Se a sua marca não consegue atendê-lo com base nesses parâmetros você não transaciona e nem gera recorrência. Por outro lado, as redes sociais auxiliam demais uma marca que gera boas experiências para seus clientes. São comentários espontâneos que encorajam novos clientes a comprar com você”, destaca.
Vinícius Faria, da Pearson, entende que esse momento é válido para entender esse esforço das marcas em criar um sentimento de lealdade. “Para serviços de forma geral, não só educação, é um termómetro para entender o seu esforço para permanecer na intenção de compras deste consumidor”, aponta Faria.
Preço, suporte, logística, atendimento, agilidade e antecipação, todo esse ecossistema que envolve as compras online é potencializado com a chegada da Black Friday. Afinal, os consumidores buscam nessa data o momento para realizar alguns de seus sonhos de consumo.
No Brasil de 2022, mais do que realizar sonhos ou comprar por impulso, a Black Friday poderá se consolidar como a melhor oportunidade de novos aprendizados para varejo online. O consumidor irá pesquisar muito e os varejistas irão ter que se arriscar mais. Está, sem dúvida, será a Black Friday das boas escolhas.
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