O respeito é um pilar fundamental nas relações de consumo. Em um mercado cada vez mais competitivo, esse valor intangível se traduz em lealdade e recomendação por parte dos clientes. Quando as organizações estabelecem um ambiente de confiança entre clientes e marca, consequentemente fortalecem uma experiência positiva que leva a um aumento significativo nas vendas e retenção. Cultivar uma cultura de respeito ao cliente não é apenas uma questão ética em negócios; é uma estratégia inteligente, que gera diferenciação e bons resultados.
Com 22 anos de atuação, o Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor se destaca como a principal referência do mercado brasileiro na avaliação desse quesito fundamental na experiência do cliente. Sua metodologia única, busca ouvir a voz do consumidor e como ele percebe e vivencia o respeito no relacionamento com as marcas.
Na edição de 2024, o prêmio levou à campo uma pesquisa conduzida pela CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, em parceria com a Opinion Box, e entrevistou mais de 2.200 consumidores acima de 18 anos de diversas classes sociais e analisou mais de 280 mil respostas. Conduzida em território nacional entre julho e setembro, a pesquisa avaliou um total de 236 empresas em 47 segmentos.
Sobre diversos atributos avaliados avaliados pelos consumidores, as empresas precisavam estar em sintonia com:
- Cumpre o que promete;
- Entende as necessidades como consumidor;
- É inovadora e oferece experiência figital;
- Resolve necessidades, solicitações e/ou reclamações;
- Tem atendimento solícito ágil e omnicanal;
- É inclusiva e acessível;
- Entre outros critérios.
Essas e outras características analisadas não apenas definem boas práticas de uma empresa como estabelecem critérios essenciais para um relacionamento integro e atual com os consumidores.
Respeito é valor estratégico para as empresas
Segundo Jacques Meir, diretor executivo de Conhecimento do Grupo Padrão e mentor da CX Brain, respeito é assunto sensível e estratégico hoje dentro das relações de consumo, sendo, o compromisso de uma empresa em “respeitar os acordos tácitos envolvidos tanto na jornada de transação quanto na jornada relacional do cliente”. “Significa ser e estar disponível para ouvir, dialogar e compreender o momento do cliente e entregar a ele a promessa essencial da marca, sem rodeios ou contorcionismos de qualquer espécie”, frisa.
Para ele, o estudo mostra que, independentemente de classe, região ou geração, o brasileiro prioriza qualidade e atendimento ágil. “Esses atributos fazem parte desse acordo que envolve qualquer interação entre cliente e empresa. Pena que muitas organizações percam-se em análises de dados repletas de vieses e deixem de enxergar o óbvio, o basal, o essencial”, avalia o especialista sobre desafios atuais no enfrentamento de questões estratégicas sobre inovação, tecnologia e experiência do cliente. Por, fim, Meir destaca que o estudo tem como base essa interação recente com empresa e suas marcas, para ele, “fruto da busca pela promessa”, ao contrário de estudos que se baseiam apenas em percepções vagas sobre marca.
Conheça os vencedores do Prêmio Respeito 2024
Na tabela abaixo você conhece as empresas vencedoras do Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2024.
EMPRESAS | SEGMENTO |
---|---|
NESTLÉ | ALIMENTOS |
NIKE | ARTIGOS ESPORTIVOS |
ASSAÍ | ATACADO/ATACAREJO |
HONDA | AUTOMÓVEIS |
MERCEDES-BENZ | AUTOMÓVEIS LUXO |
BANCO DO BRASIL | BANCOS – GRANDE PORTE |
BMG | BANCOS – MÉDIO E PEQUENO PORTE |
MASTERCARD | BANDEIRAS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
COCA-COLA COMPANY | BEBIDAS |
HEINEKEN | BEBIDAS ALCOÓLICAS |
VR | BENEFÍCIOS |
AZUL | COMPANHIAS AÉREAS |
QUINTO ANDAR | CONSTRUTORAS, INCORPORADORAS E IMOBILIÁRIAS |
BANCO DO BRASIL | CRÉDITO PESSOAL |
RENNER | E-COMMERCE |
WHIRLPOOL | ELETRODOMÉSTICOS/ELETROPORTÁTEIS |
SAMSUNG | ELETRÔNICOS |
MERCADO LIVRE | E-MARKETPLACE |
CPFL | ENERGIA ELÉTRICA |
IFOOD | ENTREGA POR APP |
RD | FARMÁCIAS |
BK BRASIL | FAST-FOOD/CASUAL DINING |
ULTRAGAZ | FORNECEDOR DE GÁS (GLP – BOTIJÃO) |
COMGAS | FORNECEDOR DE GÁS (GN – ENCANADO) |
P&G | HIGIENE DOMÉSTICA E PESSOAL |
SABIN DIAGNÓSTICO E SAÚDE | HOSPITAIS E LABORATÓRIOS |
COGNA | INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
C&A | LOJAS DE DEPARTAMENTO – VESTUÁRIO |
MERCADO PAGGO (MERCADO LIVRE) | MEIOS DE PAGAMENTO |
VELOE | MEIOS DE PAGAMENTO MOBILIDADE |
IFOOD | MERCADO VIA DELIVERY |
NUBANK | NEOBANCOS |
GRUPO BOTICÁRIO | PERFUMARIA E COSMÉTICOS |
VIBRA ENERGIA | POSTOS DE COMBUSTÍVEIS |
BRASILPREV | PREVIDÊNCIA PRIVADA |
SANOFI | PRODUTOS FARMACÊUTICOS |
LIVELO | PROGRAMA DE FIDELIDADE |
BRADESCO SEGUROS | SEGUROS E PLANOS DE SAÚDE |
PORTO SEGURO | SEGUROS RESIDENCIAIS/AUTOMÓVEIS |
PRIME VÍDEO (AMAZON) | STREAMING POR ASSINATURA |
GRUPO CARREFOUR | SUPER E HIPERMERCADO, PROXIMIDADE E HORTIFRUTI |
CLARO | TELECOM – BANDA LARGA |
CLARO | TELEFONIA MÓVEL |
SKY | TV POR ASSINATURA |
CASAS BAHIA | VAREJO DE ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS |
LEROY MERLIN | VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO |
PETZ | VAREJO PET |
Para conhecer mais a fundo a metodologia do Prêmio Respeito clique aqui.