Facebook, Pinterest e Instagram, nesta ordem, são as redes sociais que mais influenciam consumidores norte-americanos quando o assunto é comprar moda, segundo pesquisa da Polis Consulting, empresa especializada em tecnologias e serviços em social media.
O levantamento mostrou que dentre o público feminino pesquisado, dois grupos se destacaram como aqueles que recebem mais influência das redes sociais para decisão de compra: o de Fashionistas, que respondem por 28% das participantes, e o grupo Social Shoppers, que representa 15% dos entrevistados.
As Fashionistas, segundo a análise, concordam 100% com a afirmação ?Moda e Beleza são extremamente importantes para mim?. Já as Social Shoppers acreditam piamente na frase ?As marcas e os produtos que as minhas amigas usam influenciam minhas decisões de compras?.
Tanto Fashionistas como Social Shoppers têm no Facebook a plataforma mais utilizada e aquela por meio da qual os grup0os são mais influênciados. A grande discrepância, segundo dados abaixo, está no Twitter: exerce influência em 75% das Social Shoppers, mas entre as Fashionistas a influência é exercida em 66%.
4 dicas para atrair público
Com base na pesquisa, a consultoria elencou dicas de como criar empatia e, com isso, elevar o grau de influência da marca
1. Identifique seus ?influenciados?
Converse com os consumidores, saiba o que estão dizendo. Eles servem de fonte de inspiração e podem ser ótimos canais de lançamento de produtos ou pesquisas de intenção de compra.
2. Use o Facebook para marketing e social intelligence
O público-alvo está na plataforma – e falando do seu produto. Faça com que conheçam seus ítens e utilize as ?conversas? para entender desejos e necessidades desses consumidores.
3. Invista em mídias sociais de imagens como Instagram e Pinterest
A moda é sobretudo algo que faz bem ao ?olho?. As oportunidades de engajar consumidores com conteúdos visuais só tendem a aumentar.
4. Entenda as nuances da sua categoria
Customize a estratégia para a sua categoria específica de produtos, entendendo com mais profundidade como o universo feminino toma decisões de compra em relação a ele.
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