Pesquisar
Close this search box.
/
/
Varejo de Luxo – Colette: o Midas do cool

Varejo de Luxo – Colette: o Midas do cool

Quando temos que ir a Paris para as reuniões com nossos clientes ou para algum evento do segmento do luxo, sempre tento me dedicar, mesmo que dez minutos para entrar na loja Colette.

Mas o que exatamente é Colette? É difícil dizer. É a primeira loja-conceito de Paris e certamente, mesmo depois de quase duas décadas, continua com a posição de mais cool da cidade. O que mais me admira nessa operação não são os produtos ou marcas que fazem parte do seu portfólio, mas a rapidez com que consegue assimilar e perceber pequenos movimentos e alterações no comportamento de consumo numa reinvenção diária e constante. Por isso é quase impossível dar uma descrição da loja que seja válida amanhã.

O mix de marcas e produtos é surpreendentemente cool: telefones celulares ou vestidos, tênis ou sapatos de salto alto, joias ou bijuterias, que vão desde a mais nova it-bag a um pequeno bichinho de plástico daqueles que você certamente tinha quando era pequeno, mas quando colocado naquele conceito se torna a lembrança perfeita para o amigo descolado.

A loja que ocupa o número 213 da Rue du Faubourg Saint-Honoré surgiu em 1997, quando Colette Rouseaux e sua filha Sarah Lerfel decidiram arriscar num novo conceito de loja, que pudesse reunir mais do que roupas. Nessas quase duas décadas a Colette tornou-se quase que o Midas do cool, tudo o que tocam instantaneamente transforma-se em referência e se torna especial. Da água aos bichinhos de plástico made in China, a operação se tornou uma vitrine de branding e posicionamento de marca.

Colette Rouseaux pratica para si a mesma política que definiu para a sua loja: raramente dá entrevistas à imprensa e apenas algumas poucas fotos estão disponíveis on-line. É uma boa estratégia, tanto para a empresa como para o burburinho em torno da fundadora, propor algo difícil de se apossar, quase que uma edição limitada, assim como quase todos os produtos da loja: exclusivos e limitados.

O que me surpreende no caso da Colette são duas coisas principais: a consistência da operação, que consegue se manter atualizada e influenciadora mesmo depois de tanto tempo, num mercado que por si só é volátil; e a facilidade que demonstra possuir em se reinventar constantemente, de forma a sempre preservar a sua essência.

A receita de sucesso rendeu uma série de colaborações com marcas de prestígio, que usam o espaço da 213 da Saint Honoré como vitrine de contato com um segmento de mercado muito rico, composto na sua maioria por trendsetters em seus grupos sociais. A Colette tornou-se numa espécie de chancela do que está dentro ou fora do circuito jovem ? cool. Não apenas isso, a loja criou um segmento de varejo totalmente novo: o de lojas-conceito. Hoje, são inúmeras que tentam recriar o modelo de sucesso da francesa Colette, mas não será tão fácil reproduzir o olhar preciso em reconhecer tendências e aplicá-las com rapidez, o que a loja faz com maestria.

Com certeza é um lugar obrigatório para todos nós que de uma forma ou de outra lidamos com estratégias de varejo, serviços, ponto de venda e equipe. Uma verdadeira inspiração!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]