/
/
Varejistas: a estratégia de hoje e o olhar no amanhã

Varejistas: a estratégia de hoje e o olhar no amanhã

Especialista explica o varejo precisa considerar na hora de montar a estratégia de retomada financeira da empresa. Entenda

Apesar das fortes turbulências que o Brasil ainda enfrenta, como taxas de juros nas alturas, cargas tributárias abusivas, inadimplência em ascensão e índice de desemprego inédito, alguns mercados seguem confiantes de que o país está no rumo certo para a retomada econômica.
Afunilando essa análise para o setor de varejo, atacado e serviços, temos percebido elevação nas contratações, reflexo do desengavetamento de projetos e do descongelamento de investimentos. Depois de todos os cortes possíveis nos anos anteriores, chegou o momento de garantir a competitividade dos negócios e focar em uma gestão voltada para o mercado, e não apenas para o custo.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Muitas dessas demandas decorrem das dificuldades financeiras que as varejistas estão enfrentando, seja por uma gestão inadequada no passado, por ineficiência na definição do portfólio de produtos ou na precificação e por escolhas erradas de pontos comerciais ou de parceiros/franqueados. Isso só para citar algumas das razões.
Dessa maneira, muitas empresas precisam reverter a situação por meio de um alongamento de dívida ou da captação de recursos com operações estruturadas. Porém, cada vez mais as instituições financeiras têm dificultado a concessão de empréstimos de longo prazo para empresas endividadas, muito por conta da falta de um planejamento estratégico que passe a segurança de que os pagamentos irão ocorrer sem imprevistos.
Diante desta dificuldade de conseguir a liberação de crédito, muitos executivos das áreas comerciais das instituições financeiras têm sugerido a seus clientes varejistas que recorram a consultorias estratégicas ou de turnaround para ajudá-las a preparar um plano consistente que forneça aos bancos a segurança necessária para continuarem concedendo recursos.
Considerando que este tem sido um fato recorrente, talvez seja o momento de acionistas e principais executivos do segmento varejista pressionar os órgãos governamentais competentes para absorver algum apoio, como aconteceu no passado com empresas de diversos outros setores que receberam empréstimos subsidiados pelo BNDES, por exemplo.
Outra alternativa para as varejistas em dificuldade é se apoiarem em consultorias de executive search que as auxilie de forma efetiva no recrutamento de executivos com perfis diferenciados. Hoje, praticamente 40% das buscas e seleções que tenho capitaneado passam pela área financeira (Diretores Financeiros, Diretores Tributários, Diretores de Compliance e Auditoria).
Uma tendência crescente nas empresas nacionais em processo de profissionalização é buscar bons executivos que consigam mapear riscos tributários, identificar oportunidades de ganho e buscar soluções inovadoras para este momento delicado que atravessam.
Essa estratégia deve ser vista não como custo, mas como investimento. A contratação, por exemplo, de um profissional com forte experiência em turnaround poderá evitar que algumas destas empresas entrem fatalmente em recuperação judicial. É um remédio necessário. E o melhor, nem tão amargo assim.
* Por Tais Cundari, consultora especialista nos setores de Atacado e Varejo do Fesap Group

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]