Esta quarta-feira foi um dia atípico na Cristiano ? Casa e Construção, loja de Belo Horizonte (MG) que está recebendo o reality show Fred Rocha Vendendo de Verdade. A loja, que tradicionalmente abre suas portas às 7h, ficou fechada por duas horas para um treinamento para colaboradores. No evento, que foi transmitido ao vivo pelo YouTube, o especialista em varejo Fred Rocha mostrou como abordar os clientes no momento em que eles chegam ao PDV, que atitudes tomar durante o atendimento e analisou diversos números da loja.
O ponto de venda recebe cerca de 1800 pessoas por dia, com uma taxa de conversão de 40%. ?Ao focar em um atendimento com excelência, a loja amplia as possibilidades de sucesso?, comenta Fred. A palestra contou com um público de cerca de 130 pessoas, mas é possível acompanhar o evento on-line, na página do reality show no YouTube.
(www.youtube.com/users/varejo1).
Três dicas importantes
1 – Esteja preparado: o cliente não quer buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é o caminho. Se precisar, peça um tempo para retornar depois com a resposta. Esteja preparado e demonstre conhecimento e segurança.
2 – Não ignore seu cliente: atenção e educação não fazem mal a ninguém e nem vão atrapalhar o andamento do dia. Quem está em um atendimento pode parar por alguns segundos e orientar um cliente que ainda não foi atendido. Uma simples ação que demostra respeito e consideração com o cliente.
3 – Não seja um robô: fuja das respostas prontas e do atendimento frio. Cada cliente é único e tem a sua própria história e necessidades particulares. Fale a mesma língua do cliente.
Leia mais:
Hora de colocar a mão na massa