Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vai fazer um bolo? Temos uma dica especial

Vai fazer um bolo? Temos uma dica especial

Não, não vamos dar uma receita. Mas vamos falar sobre um ingrediente essencial para todo bolo...

Nada como um bolo fresquinho, fofinho, quentinho para comer com café. Há quem diga que o segredo para um bom bolo está nas mãos. No entanto, é um fato que uma boa receita feita com ingredientes de qualidade já é garantia de um ótimo resultado. E, não só para bolos, mas para pães fofinhos, o uso de um bom fermento é fundamental.

“O uso de ingredientes de boa qualidade é fundamental para o preparo de qualquer tipo de alimento. E, no caso do fermento químico em pó, não é diferente, ainda mais pelo fato de que os demais ingredientes da receita têm valor agregado bem mais alto. Imagine uma dona de casa ‘perder’ a farinha, os ovos, o leite, o cacau em pó além de outros ingredientes só porque o fermento utilizado não desempenhou o seu papel na receita do bolo de aniversário!? Um fermento de boa qualidade é a garantia de uma receita deliciosa”, explica Rogério Cunha, pesquisador sênior da Royal.

O especialista explica que as massas de bolos, pães de minuto e outras receitas que utilizam fermentação química crescem pela ação e pela combinação de três elementos: o ar, o vapor de água e o dióxido de carbono ou como é mais conhecido, CO2, que é liberado pelo fermento químico em pó presente na receita. “O CO2 desempenha o papel mais importante durante o processo de fermentação da massa, ajudando a estabilizar as estruturas que irão sustentar o bolo ou, em termos menos técnicos, aquele miolo bem distribuído e cheio de furinhos”, conta.

Assim, quando não se utiliza o fermento químico em pó nas receitas, principalmente nas preparações de bolos, o resultado será um produto muito pesado, com pouco volume e que normalmente não terá as características que são esperadas desse tipo de alimento, como a textura macia que “desmancha na boca”.

Abaixo um exemplo, de uma prova de laboratório, que ajuda a ilustrar melhor o que acontece quando não se utiliza o fermento químico em pó em uma receita de bolo simples.

Divulgação Royal

O crescimento de um bolo, então, é pura química. Rogério Cunha explica como se dá a reação responsável pela liberação do CO2, que faz com que as receitas cresçam é bem conhecida na química e pode ser descrita da seguinte forma:

Quando o fermento químico em pó é adicionado à receita, dois de seus principais ingredientes, o bicarbonato de sódio (NaHCO3) e o fosfato monocálcico (Ca(H2PO4)2.H2O) entram em contato (normalmente esse “contato” ocorre através dos ingredientes líquidos da receita, como água, leite ou sucos de fruta) e liberam o gás carbônico (CO2), fazendo com que a massa aumente seu volume, ou seja, cresça.

Dessa reação também temos a formação de um pouquinho de água e de um tipo de sal neutro, mas que não interferem no produto final. Toda a reação é auxiliada pelo aumento de temperatura no forno e só acaba quando todo o fermento reage. Por isso é muito importante sempre respeitar as quantidades e o momento certo de adicionar o fermento químico em pó conforme descrito nas receitas. Existe ainda um outro tipo de formulação de fermento químico em pó que libera a maior parte do CO2 durante o período de forneamento, mas a reação é praticamente a mesma.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]