/
/
Unilever Alimentos alia tecnologia e empatia para transformar CX

Unilever Alimentos alia tecnologia e empatia para transformar CX

Com presença em quase 9 de cada 10 lares brasileiros, empresa aposta em dados, tecnologia e olhar genuíno para o consumidor como pilares de CX.

Os consumidores esperam experiências cada vez mais personalizadas, relevantes e emocionais. Nesse cenário, marcas que trabalham com alimentos enfrentam um desafio ainda mais profundo: criar conexões genuínas em torno de algo que é, ao mesmo tempo, essencial, afetivo e cultural. Nesse cenário, a Unilever Alimentos tem trabalhado com foco nas necessidades do cliente, com um olhar atento às particularidades regionais e comportamentais do brasileiro. Para isso, nos bastidores, a empresa investe em aplicação estratégica da Inteligência Artificial (IA) à construção de parcerias com impacto social. Além disso, conta com uma cultura organizacional e os valores que impulsionam decisões orientadas pelo cliente.

“É necessário criar conexões genuínas com os nossos consumidores. Esse é um objetivo central. Na área de alimentos, isso é ainda mais relevante, porque comer é algo muito complexo e emocional”, comenta Marina Ballini, líder de marketing de culinários da Unilever Alimentos. “O Customer Experience (CX) é muito importante, mas não só pensando em mídia”, acrescenta.

Com quase 100 anos de história – a marca foi fundada em 1929 – a Unilever tem o objetivo de se manter uma companhia forte no mercado. E, para medir o sucesso de suas estratégias, usa tanto métricas de performance efetiva – as vendas – quanto indicadores qualitativos.

“Medimos todos os indicadores que mostram o quanto conseguimos aumentar o tamanho dos mercados, tanto em valor quanto em volume. E, na ponta, com o consumidor final. Olhamos para o nosso market share, a penetração das marcas nos lares, a frequência de compra e até o uso dentro do lar – não só a compra, mas o consumo mesmo”, explica.

Marina relata que, muitas dessas análises são feitas com os próprios clientes, numa troca de dados. E, internamente, a empresa tem usado IA em uma base de informações robusta. O objetivo é que auxilie a entender tendências, tomar decisões e fazer uma manutenção contínua da estratégia. Para isso, dentro da unidade de negócios da companhia são discutidas as melhores práticas.

Além disso, a empresa tem focado ainda em entender as diferenças regionais dentro do Brasil para se adaptar à realidade de cada consumidor. “Em uma multinacional falarmos: ‘Aqui é Brasil’. Então, vamos entender como o brasileiro come, o que faz, como atender melhor às suas necessidades. Mas, num país de proporções continentais e tão diversas como o nosso, entender essas variações regionais é fundamental. E só com um entendimento genuíno do consumidor brasileiro conseguimos construir essa identidade”, pontua.

Tecnologia em prol do CX

Na Unilever Alimentos, uma das formas que a IA tem sido aplicada é na base de dados usada para avaliação preditiva de produtos. Por exemplo: ao desenvolver um novo sabor, a empresa consegue prever se aquele produto terá boa aceitação. Marina frisa que isso é possível por causa do histórico de base de dados com as preferências do consumidor brasileiro.

Marina Ballini, líder de marketing de culinários da Unilever Alimentos

“A IA nos ajuda a adaptar e tropicalizar nossas iniciativas com base no comportamento local. Na parte de monitoramento de performance, a IA também é fundamental. Temos uma linha direta de informações das bases de dados. Com a Inteligência Artificial, conseguimos fazer esse monitoramento quase em tempo real para gerar insights. Antes, só era possível agir depois de um mês e meio, quando os dados fechavam. Hoje, temos agilidade para tomar decisões quase instantaneamente”, relata.

Com a ajuda da IA, ainda é possível manter diferentes pontos de contato com o consumidor. Essa estratégia reverbera não só na imagem de marca, mas também em resultados financeiros. E, para estar mais perto do público e fazer com que a voz do cliente influencie decisões, a liderança sênior da empresa visita pontos de venda com frequência. A Unilever faz o que chama de Consumer Connect — que são visitas à casa de consumidores. A companhia conta ainda com uma plataforma onde é possível, em tempo real, compartilhar ideias com os consumidores, pedir feedbacks e testar conceitos.

“A voz do consumidor é lei para avaliar o potencial do que temos para fazer e se há indícios de que isso é um desejo do consumidor ou algo que podemos melhorar na entrega. Quanto mais entendemos o nosso consumidor, mais conseguimos trazer ideias de como nos conectar com ele. Isso não vem só do time de marketing. Isso vem, inclusive, de áreas mais técnicas, como o time de compras, pesquisa e desenvolvimento de produtos”, relata.

Equilíbrio entre inovação e humanização

Para a Unilever, entregar uma experiência de excelência ao consumidor não é apenas uma estratégia de negócio – é parte intrínseca da cultura da empresa. Segundo Marina, os valores fundamentais da organização são os principais pilares que sustentam as ações de Customer Experience.

“Os nossos valores como companhia – pioneirismo, integridade e respeito – não estão só no papel. A preocupação com qualidade, responsabilidade e excelência está no centro das operações, especialmente considerando o alcance das marcas do grupo. Com grandes marcas, vêm grandes responsabilidades. Quando pensamos que nossas marcas estão em quase 9 de cada 10 lares brasileiros, o nível de cuidado e excelência exigido – tanto na entrega do produto quanto na comunicação e experiência — é altíssimo”, afirma.

Essa dedicação, segundo ela, se traduz em um foco orgânico no consumidor. “Se temos esses valores e essa cultura, é natural irmos até onde for preciso para oferecer a melhor experiência. E isso dá muito orgulho. No fim, vemos os resultados positivos”, finaliza.

*Fotos:  OleksSH / Shutterstock.com / Assessoria

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]