Pesquisar
Close this search box.
/
/
Um país que inova para fazer o mundo melhor

Um país que inova para fazer o mundo melhor

O SXSW revelou por que Israel, um país do tamanho do estado brasileiro de Sergipe é uma referencial mundial em inovação

Uma nação que parece ter vocação para inovar e que por meio de inovações procura formas de ajudar a alimentar os famintos, curar os doentes, salvar o meio ambiente e reparar praticamente todos os problemas do mundo mais do que qualquer outro: é Israel. Um caso intrigante que o SXSW quis contar. Afinal, como esse pequeno país de menos de 9 milhões de pessoas, com poucos recursos naturais, e cercado por inimigos comprometidos com sua aniquilação, se tornou fonte de inovação?

A imagem do mundo de Israel é definida, de forma equivocada, pelo terror e pela violência. Foi isso que Avi Jorisch, um dos grandes visionários, escritor e pesquisador de Israel (nascido nos EUA) contou em sua apresentação. A partir de histórias inspiradoras que refletem a moral e o caráter do povo judeu – extraídas de seu best-seller Thou Shalt Innovate – Avi explica que é preciso ver também um lado mais esperançoso e afirmativo da vida a partir da experiência de Israel. Basta olhar para qualquer um dos dez principais problemas que o mundo enfrenta, e é provável que haja algum israelense resolvendo isso. Esta é a história de como a tecnologia dessa pequena nação está ajudando bilhões de pessoas em todo o mundo, inovações que funcionam como raios de luz para todos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“Minha história pessoal mostrou como Israel consegue hoje se dedicar a propor soluções para melhorar a agricultura, a tecnologia, a segurança e a saúde de bilhões de pessoas no mundo. Proporcionalmente, nenhum outro país tem mais startups lista das na NASDAQ do que Israel”, Afirma Jorisch. Ele conta que se tivesse um ataque cardíaco repentino, nos EUA as pessoas ligariam para o 911. Em Israel, existem sistemas mais qualificados, que respondem a pedidos de socorro em 90”. Em um país que é vítima recorrente de ataques terroristas é essencial responder rapidamente a emergências.

O mundo talvez nõo saiba, mas Israel é o país que mais produz água no mundo e não apenas em seu território, mas em países como Índia e China. Isso porque, Israel criou sistemas de irrigação inovadores que garantem água potável e para uso em fazendas para ajudar milhões de pessoas mundo afora.
AVI comenta que o Egito, um país de 100 milhões de pessoas, terá falta de água crônica em pouco mais de 20 anos. Essa insegurança pode ser combatida e pode salvar vidas com tecnologia israelense. E a situação do Egito se repetirá no Irã, Jordânia, Síria e outros países do Oriente Médio.

Pense no Mal de Parkinson’s. Israelenses estão desenvolvendo sistemas de “GPS”, pequenos chips que monitoram a condição cerebral dos pacientes,.para apontar quando cérebros irão manifestar crises agudas de Parkinson’s e dessa forma evitar que vidas se percam.

“Frank Tellin, um amigo meu teve um acidente e arruinou seu esqueleto, perdeu completamente o movimento das pernas e dos braços. Desenganado, Frank teve contato com uma tecnologia israelense, um exoesqueleto que acoplado ao seu tronco, conseguiu fazer com que ele andasse novamente. Como é possível que um país tão pequeno consegue fazer isso?”

  1. Diversidade – Israel é um dos país de amor diversidade do mundo – beduínos, árabes, cristãos, judeus, palestinos convivem mutuamente no pequeno território;
  2. Instituições – o país foi construído com base em instituições fortes e respeitadas;
  3. A crença no poder da cultura e da justiça – esse é um traço da evolução da história do povo judeu. Acreditamos que podemos iluminar o mundo com cultura, com dedicação, estudo e experimentação. Acreditamos que podemos trazer luz ao mundo. E há 3 mil anos, estamos praticando essa nossa cultura de estudar, de resolver problemas.

O século XXI traz desafios imensos para a humanidade: esgotamento de recursos naturais, novas tecnologias, conflitos humanos, doenças, angústias. É por isso que mais do que nunca, precisamos levar luz ao mundo. Os israelenses precisam ser “mensch”, pessoas boas, de caráter firme e generosas, e devem se concentrar em fazer o mundo melhor, nunca desistirem dessa meta, ser caridosos.

Israel é uma nação construída com base em valores, princípios que as pessoas praticam. Esses valores condicionam seus habitantes a pensar continuamente em como melhorar o mundo, e para isso, criam novos negócios, startups, iniciativas que manifestem a necessidade do povo ser generoso. Segundo AVI, o país irá promover e propor mudanças missivas em todos os campos do conhecimento humano. Parece ambiciosa, ousado ou simplesmente desafiador, mas há muitas e muitas pesquisas em curso em IA, saúde, energia, nutrição, uso da água e recursos naturais, segurança alimentar, que certamente farão do mundo um lugar melhor.

A cultura judaica e os valores que estão na base do estado judeu podem inspirar outras nações a buscarem seu máximo potencial. O Brasil, por exemplo. Uma parceria que viesse a exercitar esse apego à cultura da persistência, da valorização do estudo, de procurar ser protagonista no mundo poderia trazer benefícios extraordinários para nossa cultura, nosso mercado e nossa energia criativa. Israel não se deixa medir pelo território, mas sim pela vontade de escrever uma história mais vibrante e promissora para toda a humanidade. Será nossa vocação ser um país capaz de. Influenciar positivamente nosso mundo?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]