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Um giro pela feira de exposicao do NRF

Um giro pela feira de exposicao do NRF

Hoje a tarde fiz a visita guiada pela feira de exposição do Big Show da NRF comandada pela diretora da NL Tecnologia, Grasiela Tesser. Listo a seguir as soluções que me chamaram atenção

–     Vendedor TAMBÉM vende: O papel do vendedor/assistente na loja ganhou relevância. Afinal, o consumidor está melhor informado sobre o produto que procura. Assim, agora o vendedor, melhor apetrechado seja com smartphones ou tablets, tem condições , com um clique, consultar o estoque, comparar produtos e preços, buscar informações adicionais? tudo para não deixar o consumidor sem respostas. Na rede de lojas de móveis brasileira Artefacto, por exemplo, os vendedores, equipados com tablets, podem ajudar o consumidor no projeto para um ambiente, recriando o espaço e sugerindo as peças na tela. Foi essa influência da tecnologia a disposição da venda que a Motorola reforçou durante sua rápida apresentação para o grupo.
–     Aproveite enquanto seu consumidor usa a internet na sua loja para capturar dados valiosos: Carlos Antonio, representante da Motorola, que fez o tour, também mencionou as possibilidades a partir de oferta do wifi na loja. Ao permitir o login a sua rede, o lojista pode se beneficiar. Ele pode rastrear quanto tempo o consumidor permaneceu na loja, em quais corredores mais demorou etc. Ou seja, é um tapa de luva de pelica para aqueles varejistas que ainda relutam em ofertar o wifi achando que o consumidor vai se distrair, comparar preços e deixar de comprar. Ele vai usar a internet no smartphone de qualquer maneira. Mas com soluções acopladas ao wifi torna-se possível se beneficiar desse comportamento, reunindo dados.
–     Menos vendedores, mais inteligência: Uma solução da Microsoft/Avanade serve aos varejistas que tem um time otimizado de vendedores no chão de loja. Uma tela no provador permite que o consumidor peça a ajuda apenas quando precisa de uma peça em outro tamanho ou cor ? ao clicar, o vendedor recebe o chamado e vai ao seu encontro.
–     Sem fraude no checkout: Muitas perdas, principalmente nos supermercados, acontecem na hora da finalização da compra. A solução da NCR promete dirimir a pratica quando o operador do caixa esta mal intencionado ou apenas desatento. Se ele passar dois produtos ao mesmo tempo o sistema reconhece. Imagine dois produtos sendo passados pelo scanner ao mesmo tempo, um colado atrás do outro. Um scanner normal ira reconhecer apenas o que esta a frente, ou seja, o que foi registrado. O novo scanner da NCR  consegue identificar a fraude pois além do código de barras, ele reconhece a imagem, o que permite inclusive alertar se o código não esta condizente com a imagem, gerando outro alerta. A NCR também apresentou sua impressora térmica que imprime a nota dos dois lados do papel ? apenas no Walmart, a substituição das impressoras por este novo modelo gerou uma redução de 45% no uso de papel.
–     Painel que muda conforme a hora do dia ? No stand da Intel, a solução já usada pela Dunkin Donut?s em duas mil lojas, é interessante para varejistas que possuem lojas espalhadas em grandes territórios. Isso porque o painel, onde se comunica cardápio e preços pode ser customizado de acordo com a região e hora do dia ? pela manhã fotos apetitosas de opções de café da manhã, mais tarde ganham destaques os pratos de refeição. A grande tela pode mudar conforme ofertas e promoções, e também excluir algum produto em falta naquela dia, naquela loja. Dessa forma, uma grande rede pode trabalhar de forma regionalizada, tendo controle melhor dos preços praticados em cada praça se assim desejar.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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