O Twitter lançou nesta quinta-feira (30) a Twitter Business Solutions (TBS), plataforma para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores. Entre as possibilidades da nova solução, estão, por exemplo, a otimização dos perfis corporativos no Twitter, o atendimento ao cliente também em ambiente privado e o uso de automação de mensagens (“bots”) de acordo com o objetivo de negócios de cada cliente. A Fiat (@FiatBR), Jeep (@JeepdoBrasil), Oi (@digaoi) e a Budweiser (@Budweiser_Br) são as primeiras marcas a utilizar a TBS no Brasil, com projetos em desenvolvimento.
Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina, destaca que o Twitter é um ambiente naturalmente utilizado pelos consumidores para conversar com marcas. “Dos usuários do Twitter, 80% seguem pelo menos uma conta de marca, e as diversas funcionalidades que desenvolvemos vão facilitar essa conversa”, afirma.
Características da TBS
No perfil corporativo da marca no Twitter, é possível, por exemplo, levar ao consumidor informações sobre o horário de atendimento da empresa, ter um botão em destaque para iniciar uma conversa privada via Mensagem Direta (DM), e obter prioridade nos resultados de buscas feitas na plataforma. As marcas podem ainda, por meio da geolocalização, saber quais clientes estão próximos a suas lojas para oferecer promoções, por exemplo.
Outro recurso permite à marca incluir nas conversas de atendimento via DM um menu com alternativas de resposta para agilizar e baratear o processo. A empresa pode ainda ativar um “bot” que reconhece palavras enviadas nas mensagens e responde ao consumidor de forma automatizada, sem necessidade do menu.
E para que a marca possa medir o engajamento de consumidores com o perfil corporativo, existe um painel de controle, que permite ainda agendar Tweets e configurar mensagens automáticas e customizadas de boas-vindas.
O Twitter oferece consultoria nos projetos atuais da TBS e está em fase de construção de um ecossistema de empresas que serão responsáveis por desenvolver as soluções para as marcas a partir da plataforma, de acordo com os objetivos de negócio de cada uma.