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Por dentro da transformação do varejo da Casas Bahia

Por dentro da transformação do varejo da Casas Bahia

Nova megaloja da Casas Bahia na capital paulista marca transformação do varejo da marca, que amplia sua estratégia de CX, combinando experiências físicas e digitais.

A Casas Bahia passou por uma mudança em sua cultura organizacional, que se estende aos espaços físicos e à estratégia digital. A marca acelerou sua presença no e-commerce e agora celebra um novo capítulo com a inauguração de sua nova megaloja em São Paulo. O espaço de 3.300m², localizado no bairro Cidade Monções – região que concentra grandes e modernos empreendimento corporativos de alto padrão –, também abriga a sede administrativa da companhia em um prédio de cinco andares.

Diferente das flagships de Aricanduva e Tietê, a nova unidade traz experiências tecnológicas para os clientes, incluindo atendimento por robôs, hologramas que contam a história da Casas Bahia pelos olhos de seus colaboradores, espaços instagramáveis, além de um ambiente acessível e pet friendly. Além disso, um espaço kids foi criado para tornar a visita ainda mais interativa.

Atendimento por robôs na nova megaloja da Casas Bahia.

Renato Franklin, CEO do grupo Casas Bahia, afirma que há vantagens competitivas em reunir no mesmo endereço operação e administração. “Para o nosso setor, é fundamental que tenhamos uma vivência cada vez mais próxima do negócio, a fim de entender as expectativas do nosso cliente e o que podemos oferecer a ele”, explica o executivo.

Físico e digital

A estratégia de oferecer experiências diferenciadas tem se mostrado lucrativa para a marca. “Na loja de Aricanduva, esperávamos um crescimento de 30% na receita e de 7% no ticket médio, mas os números superaram as expectativas. Tivemos um aumento de 60% na receita e de 20% no ticket médio em 2024”, afirma o executivo. “Esse investimento em experiência do cliente traz cada vez mais retorno”.

Outro destaque é a integração entre digital e físico. Utilizando Inteligência Artificial, a empresa é capaz de identificar clientes que navegaram pelo site e demonstraram interesse em produtos, mas não finalizaram a compra. Esses consumidores são abordados por vendedores, que os convidam a conhecer os itens pessoalmente na loja, aumentando a taxa de conversão.

A nova unidade também contará com serviços como o “Personal Tech”, que auxilia clientes na escolha e configuração de eletrônicos. Além disso, um “Balcão de Assistência Técnica” está disponível para realizar a manutenção e venda de acessórios, como capas protetoras e películas.

Plano de transformação da Casas Bahia

Após enfrentar uma forte crise financeira em 2023, a Casas Bahia acelerou sua transformação digital e se reinventou para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Atualmente, a varejista celebra a expansão de seu marketplace e a fidelização de seus 108 milhões de clientes, dos quais 29 milhões realizam compras recorrentes ao longo do ano. Além disso, são 37 milhões de itens vendidos anualmente, incluindo 5 milhões de móveis, 7 milhões de eletrodomésticos e 5 milhões de celulares.

Mas o que o trouxe as Casas Bahia até aqui? Segundo o CEO da companhia, para enfrentar os desafios do varejo, a Casas Bahia apostou na mudança de cultura interna. “O maior desafio de qualquer empresa de grande porte é a cultura. No caso de uma varejista, é um desafio ainda maior. Fizemos um trabalho muito forte para recuperar uma cultura que trouxe a Casas Bahia até aqui. Cultura de varejo, cultura de simplicidade e de viver o cliente, além da dedicação total a esse cliente”, afirma Franklin.

A transformação começou em agosto de 2023, com um plano inicial de dois anos, mas que, diante das mudanças no cenário econômico, foi estendido para dois anos e meio. O foco principal dessa transformação tem sido a eficiência operacional e a rentabilidade. O plano de transformação do Grupo incluiu um follow on de aumento de capital para ganhar o fôlego, necessário para o processo. Além disso, foi realizado o alongamento das dívidas, eliminando qualquer pressão de curto prazo sobre o caixa. A empresa também intensificou a expansão do canal de lojas físicas, impulsionada pelo crediário, segmento de negócios que mais gera valor, mesmo diante de restrições econômicas.

“Vamos continuar entregando melhoria a cada trimestre, final do ano nós vamos chegar no nosso plano de ter uma companhia que consegue ser rentável mesmo com esse cenário de juros que estamos vivendo”, afirma o CEO. “Nosso fluxo de caixa livre é o melhor dos últimos cinco anos, e as projeções para 2025 são ainda melhores.”

Fachada da loja e unidade corporativa das Casas Bahia, bairro Monções, SP.

A empresa também ampliou sua oferta de serviços financeiros, emitindo 1,4 milhão de cartões de crédito em 2023, e mantendo um ritmo de 200 mil cartões emitidos por mês. Ao todo, são mais de 6 milhões de serviços ofertados, fortalecendo o ecossistema da marca. “Os nossos parceiros de prestação de serviço nos ajudam a rentabilizar, algo que no varejo é difícil, a margem é muito baixa. Mas, com o serviço e o crediário juntos, conseguimos rentabilizar esse diferencial da companhia”, explica Franklin. “O ambiente macro está pior, mas as nossas taxas de inadimplência só melhoram.”

A força da logística

Um dos maiores diferenciais competitivos da Casas Bahia é sua logística, segundo Renato Franklin. Em 2024, a empresa unificou suas operações logísticas sob a marca CB Full, integrando fulfillment, transporte e operador logístico.

“Logística é um negócio de escala: quanto mais escala, mais competitivo você é. Estamos reinvestindo o próprio retorno dos nossos negócios e crescendo bastante. Vários negócios nossos cresceram quase 100% o ano passado”, afirma Franklin. O executivo também ressalta que, atualmente, a empresa é uma das poucas varejistas que conseguem entregar produtos em todas as cidades do Brasil, exceto Fernando de Noronha.

O futuro da Casas Bahia

Para 2025, o objetivo é crescer mais de 100% em todos os segmentos de logística e consolidar a Casas Bahia como líder na prestação de serviços logísticos no país. Olhando para o futuro, Franklin aposta na expansão das lojas físicas e na experiência do cliente.

O e-commerce também segue em crescimento, impulsionado por estratégias baseadas na tecnologia de Machine Learning, que aumentaram em 37% a produtividade das equipes de vendas desde o início do plano de transformação. A previsão é um ganho adicional de 20% em 2025. “Vendedor feliz vende mais. Cliente satisfeito volta a comprar. E quando entramos nesse ciclo, ninguém segura a Casas Bahia”, conclui Franklin.

Interior da nova megaloja da Casas Bahia.

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