/
/
Transformação digital na moda: o case Steal the Look

Transformação digital na moda: o case Steal the Look

Co-founder da Steal the Look fala sobre a criação da plataforma de moda e beleza líder em conteúdo comprável no Brasil

O ano era 2011. Manuela Bordasch estava terminando a graduação na PUC-RS e, para mergulhar de cabeça no tema de sua monografia, começou a fazer vários cursos livres para entender melhor o modelo de fast fashion. O intuito era entrevistar professores que pudessem ajudá-la com o trabalho de conclusão de curso, mas a história acabou indo muito além. Foi assim que começou a história da Steal the Look, plataforma de moda e beleza que é líder em conteúdo comprável no Brasil. Manuela compartilhou um pouco dessa trajetória em um dos webinars do Fórum de Economia Criativa, evento promovido pelo Centro Universitário Belas Artes.

A glamourização do empreendedorismo

Ao longo desses cursos livres, Manuela, que já tinha trabalhado como modelo dos 14 aos 19 anos, começou a ter contato com o universo dos blogs, que vivia seu boom na época. Apaixonada pelo negócio da moda, mas sem se considerar uma referência de estilo, ela enxergou no conteúdo produzido pelas blogueiras uma oportunidade. “Percebi que era possível trazer tendências do que estava acontecendo do mundo das blogueiras, que hoje chamamos de ‘influenciadoras’, de maneira acessível, para que as pessoas pudessem comprar. Hoje parece óbvio, mas na época, não foi”, conta.

Inovador, o negócio foi imediatamente muito bem aceito pelo público, mas ainda assim, demorou para dar retorno financeiro. Foram cerca de dois anos e meio até os sócios começarem a ter uma remuneração mais significativa. Em sua apresentação, Manuela destacou que atualmente, existe uma “glamourização” do empreendedorismo, e que muitas pessoas confundem “flexibilidade” com “trabalhar menos”: “Se alguém quer ser estilista, por exemplo, eu falo que é melhor trabalhar para outras marcas, porque se você tiver sua própria marca, a última coisa que vai conseguir fazer é criar”.

Mudanças no mercado da moda

Manuela diz que a pandemia da Covid-19 acelerou algumas mudanças no mercado da moda. As mais óbvias, como trabalho remoto e eventos online, aconteceram de maneira natural, e devem persistir no “novo normal”. Outras, no entanto, só o tempo será capaz de dizer se irão se consolidar. “Já vínhamos estruturando home office na Steal the Look, e acho muito difícil que voltemos 100% para o modelo presencial. É uma grande vantagem poder contratar talentos de qualquer parte do mundo, e o impacto que isso tem nos custos da empresa é muito grande. Vamos que avaliar o que é necessário ter presencialmente e o que poderá ser mantido online”, explica.

Segundo ela, as empresas precisam cada vez mais estimular o intraempreendedorismo em seus colaboradores, estimulando-os a lançar novos produtos e serviços dentro da própria corporação. “As pessoas querem flexibilidade, então, se as empresas não derem isso para seus colaboradores, vão começar a perder grandes talentos. As pessoas não querem construir só os sonhos dos outros, elas querem construir os seus próprios, e acho que é possível construir sonhos em conjunto”, diz.

Foi justamente com o intuito de estimular o empreendedorismo que a Steal the Look lançou, em 2018, o PUSH, plataforma de compartilhamento de experiências para empoderar e motivar mulheres que precisam de ajuda para tirar suas ideias do papel.  Enquanto os eventos presenciais não são retomados, o PUSH se reinventa com o lançamento de novos produtos, como podcasts, webinars e até um e-book. “Tem um filósofo que diz que o analfabeto do século XXI é aquele que não sabe desaprender e aprender de novo. É importante entendermos que o que nos trouxe até aqui não é o que vai nos levar para o futuro”, conclui.


+ Notícias 

Menos é mais: a nova realidade da moda

Produtos de “segunda mão” caem no gosto dos consumidores

Como será o mercado da beleza nas próximas décadas?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]