Museus, galerias e atrações turísticas em todo o mundo estão fechando suas portas temporariamente para ajudar a combater a disseminação do novo coronavírus. Mas, graças aos tours virtuais, ainda podemos conhecer novos lugares sem deixar o conforto do nosso lar.
Tours virtuais podem ser uma boa opção para deixar o noticiário sobre a pandemia de lado e passar algumas horas conhecendo algumas das principais atrações do mundo. Essas soluções tecnológicas provavelmente nunca irão substituir a experiência de viajar, conhecer novas culturas e lugares, mas podem ser um paliativo em tempos de isolamento social e interrupção da indústria do turismo.
Nem todos os tours virtuais são de museus. Também é possível viajar por monumentos, parques, zoológicos e muitas outras atrações turísticas. Veja abaixo alguns destinos que selecionamos para você “viajar” enquanto dura o isolamento social:
Museu de História Natural – Washington D.C.
O Smithsonian National Museum of Natural History, localizado na capital dos Estados Unidos, possui provavelmente o melhor tour virtual de um museu. Nele, é possível navegar por todas as galerias do acervo permanente e também visitar as exibições temporárias que já saíram de cartaz. Clique aqui para visitar.
Museu do Louvre – Paris
Um dos museus mais visitados do mundo publica em seu site o tour virtual de algumas de suas galerias. Nem todas as áreas do museu podem ser visitadas, mas um dos destaques é a visita pela galeria das antiguidades egípcias, com as coleções do período faraônico. Clique aqui para visitar.
Capela Sistina – Vaticano
O Vaticano disponibilizou um tour virtual de uma de suas atrações mais famosas, a Capela Sistina. O famoso teto da capela, pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512, pode ser visto no tour virtual em toda a sua glória renascentista, sem a tradicional aglomeração de turistas no local. Clique aqui para visitar.
MET Museum – Nova York
Com vídeos imersivos em 360º, os MET oferece aos visitantes virtuais um passeio por algumas de suas principais galerias, incluindo um passeio pelo Templo de Dendur, construído por volta do ano 15 a.C. e remontado nas galerias do museu nova iorquino. Clique aqui para visitar.
National Air and Space Museum – Washington D.C.
Quem é fã de aviação e de exploração espacial pode gastar algumas horas fazendo um tour virtual pelo National Air and Space Museum, que fica na capital americana. Com a navegação proporcionada pelo Google Street View, é possível passear por todas as áreas do museu e ver em detalhes a história da aviação americana. Clique aqui para visitar.
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
Ponto turístico da capital paranaense, o Museu Oscar Niemeyer é uma atração tanto pelo seu acervo, como por sua arquitetura característica. No tour virtual, é possível passear por todas as galerias do museu e ainda fazer uma visita pelos jardins do local.
Museu Casa de Portinari – Brodowski (SP)
Instalado na cidade de Brodowski, perto de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o Museu Casa de Portinari é a antiga casa de Candido Portinari. Foi lá que ele realizou suas experiências e se aprofundou na técnica da pintura de murais. O tour virtual pelo museu é bem completo e permite a navegação 360º por todos os cômodos do museu. Clique aqui para visitar.
Anne Frank House – Amsterdã
A casa de Anne Frank é um dos principais pontos turísticos de Amsterdã, na Holanda. Foi lá que a jovem Anne Frank e sua família se esconderam da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O tour virtual permite explorar o Anexo Secreto, onde Anne se escondeu por mais de 2 anos e onde ela escreveu seu diário. Clique aqui para visitar.
Parque Nacional de Yosemite – Califórnia
Localizado na Serra Nevada, na Califórnia, o Parque Nacional de Yosemite é um dos mais visitados dos Estados Unidos. Com belas paisagens, cachoeiras e montanhas para escalada, o parque possui um tour virtual bem completo, com navegação 360º e imagens e sons de todas as principais atrações. Clique aqui para visitar.
Zoo de San Diego – Califórnia
Com câmeras espalhadas por todo o zoológico, o site do San Diego Zoo pode ser uma boa alternativa para passar o tempo da quarentena observando os animais. É possível assistir ao vivo tudo o que acontece nas áreas dos primatas, dos elefantes, dos tigres, entre outros. Clique aqui para visitar.
Home office por conta do coronavírus? Veja dicas para facilitar o trabalho remoto
Coronavírus afeta comportamento do consumidor
Coronavírus: planos de saúde devem cobrir testes e tratamento da doença?