“Uma transformação fundamental em como a energia é distribuída pelo planeta”. Esta foi a definição de Elon Musk para a linha de baterias que a Tesla, empresa que ele fundou e preside, lançou na quinta-feira, 30 de abril, na fábrica da Califórnia (EUA).
Mais conhecida como fabricante de carros elétricos, a Tesla pretende entrar de vez no mercado de energia. Voltada para residências e empresas, a nova linha de baterias é de íon-lítio, conta com design moderno e pode ser instalada na parede.
Além disso, é desenvolvida para capturar e armazenar até 10 kWh de energia gerada por painéis solares ou turbinas eólicas. As reservas podem ser utilizadas quando a luz do sol está fraca, durante apagões, ou em horários de pico, quando os custos da eletricidade são mais altos.
A menor Powerwall, como a bateria foi batizada, tem 130 x 68 cm, pequena o suficiente para ser pendurada em uma garagem ou uma parede externa. Até oito baterias podem ser empilhadas em uma casa, afirmou Musk.
Powerpack
O empresário também apresentou a Powerpack, uma bateria de 100 kWh que irá auxiliar fabricas ou grandes armazéns a gerenciar energia solar e eólica ou enviar energia para a rede durante horários de pico.
As baterias serão inicialmente desenvolvidas na fábrica da Tesla na Califórnia, mas a produção será transferida para a ?gigafábrica? da empresa em Nevada, a partir de 2017.
De acordo com o presidente da Tesla, cerca de dois bilhões de Powerpacks poderiam armazenar eletricidade suficiente para atender todas as pessoas do planeta. ?Pode parecer um número maluco, mas isso está dentro das condições da humanidade fazer?, afirmou.
Custos e clientes
Dois modelos do Powerwall estarão disponíveis inicialmente: o mais básico, de 7 kWh (quilowatt-hora), custa US$ 3.000, enquanto a bateria de 10 kWh será vendida por US$ 3.500. Os custos da instalação e do painel solar não estão inclusos. O produto tem garantia de dez anos e pode funcionar em temperaturas de ?20ºC a 43ºC. A Tesla já abriu as vendas das baterias, cujas primeiras unidades devem ser entregues em agosto.
Entre os clientes já confirmados estão a Amazon, que começou a testar um sistema de baterias de 4,8 MWh (megawatt-hora) da Tesla em um datacenter da Amazon Web Services localizado na Califórnia, e a rede de varejo Target, que também está usando o Powerpack em algumas de suas lojas para diminuir o consumo da rede elétrica nos horários de pico.
Fonte: Ecodesenvolvimento.