A Tesco, maior supermercadista do Reino Unido e uma das maiores do mundo, disse nesta manhã em Londres ter fechado 2014 com o pior desempenho de sua história. Abalada por um escândalo contábil, envolvida durante o último ano com uma grande mudança em seu quadro de diretores e investigada pelo governo britânico, a empresa anunciou um prejuízo bruto de £6,38 bilhões (US$ 9,62 bilhões).
O resultado foi provocado por um ajuste contábil de £7 bilhões (US$ 10,56 bilhões) nas contas da varejista. Sem isso, o desempenho teria sido positivo em £1,4 bilhão (2,11 bilhões), dentro das expectativas da empresa. As vendas em mesmas lojas cresceram pela primeira vez em quatro anos no mercado britânico, mas o ambiente foi ?desafiador? em toda a Europa e na Coreia do Sul. Para o CEO da Tesco, Dave Lewis, o ano foi difícil. ?Nossos números refletem a deterioração do mercado e, principalmente, a erosão de nossa competitividade. Começamos um processo de reconstrução e já vimos alguns sinais encorajadores?, afirma, em um tom otimista.
Segundo o executivo, nos últimos seis meses a varejista buscou voltar ao básico, focando os fundamentos de disponibilidade de produtos, atendimento ao cliente e redução de preços, o que gerou um aumento no fluxo de clientes e nas vendas. ?No momento, nossa prioridade é melhorar consistentemente nosso valor aos clientes?, completa Lewis.
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