A indústria edtech para adultos está evoluindo tão rapidamente quanto cresce. Mudanças significativas estão ocorrendo em oportunidades de fusões e aquisições, pontos críticos geográficos, demandas de usuários e no mercado corporativo.
Nos últimos dois anos, houve um rápido crescimento no segmento de educação para o emprego do setor de edtech que atende alunos adultos. As avaliações para essas empresas de edtech de educação para emprego tiveram um passeio de montanha-russa, pois as companhias existentes atraem um enorme influxo de capital, milhares de novos players entram no campo e os investidores questionam como são os modelos de negócios escaláveis e lucrativos no espaço.
Atualmente, existem dezenas de start-ups “unicórnios” de edtech com avaliações de mais de US$ 1 bilhão.
Pensando nisso, a McKinsey&Company listou cinco tendências que estão ocorrendo com as edtechs e que os players do setor podem querer considerar ao planejar seus próximos movimentos:
1. As entradas de capital estão mais altas do que
nunca na indústria edtech
Graças às rápidas mudanças tecnológicas e à digitalização empresarial, muitas empresas estão buscando aprimorar continuamente a qualificação de sua força de trabalho. Ao mesmo tempo, o acesso à banda larga tornou-se mais acessível e as tecnologias de educação a distância tornaram-se mais avançadas.
Esses desenvolvimentos ajudaram o boom do setor de edtech: os capitalistas de risco investiram US$ 20,8 bilhões no setor de edtech globalmente em 2021. Isso é mais de 40 vezes o valor que investiram em 2010.
Embora as avaliações públicas tenham esfriado recentemente, as empresas privadas ainda estão levantando capital em múltiplos de receita de dois dígitos.
Os capitalistas de risco continuam migrando para a edtech, porque professores, administradores, alunos e funcionários ficaram mais à vontade com a tecnologia educacional durante a pandemia. A McKinsey&Company acredita que esses hábitos vieram para ficar e que a educação on-line está se tornando o novo normal.
2. Os integrantes das edtechs estão se fundindo e formando parcerias para alcançar escala e eficiência
As empresas edtech querem que o valor vitalício de seus clientes exceda o custo de aquisição. As demonstrações financeiras mostram que os custos de vendas e marketing em várias das maiores empresas de edtech variaram de 20 a 60 por cento da receita nos últimos anos.
À medida que buscam maneiras sustentáveis de reduzir o problema de todo o setor com altos custos de aquisição de clientes (CAC), algumas empresas de edtech estão se voltando para fusões e aquisições na esperança de alcançar economias de escala.
Em junho de 2021, a 2U anunciou a aquisição de US$ 800 milhões da edX, uma organização sem fins lucrativos administrada por Harvard e MIT. Essa aquisição dá à 2U acesso a uma forte marca voltada para o cliente, aproximadamente 40 milhões de usuários registrados e centenas de parceiros universitários.
Esses ativos dão à 2U uma presença significativa em mercados em crescimento fora dos Estados Unidos e podem ajudar a reduzir o CAC enquanto desenvolve seu modelo de graduação gratuita.
Houve outras grandes fusões e aquisições recentes no setor de edtech. Por exemplo, a Anthology e a Blackboard concordaram com uma fusão de US$ 3 bilhões.
Todas essas fusões e aquisições foram possibilitadas por capital abundante. Mas depois que as empresas assinam o contrato, elas enfrentam o desafio de integrar suas respectivas operações para obter os benefícios prometidos.
3. As grandes empresas veem a requalificação e qualificação dos funcionários como uma necessidade
Com um número quase recorde de postos de trabalho nos Estados Unidos, graças a um mercado de trabalho apertado, atrair e reter talentos tornou-se um desafio fundamental para muitas empresas.
Grandes empregadores, como Amazon, Walmart, Target e Google anunciaram grandes investimentos em programas de educação e desenvolvimento da força de trabalho para diminuir a rotatividade e preencher as lacunas de talentos. Alguns, como o Walmart, estão integrando esses programas em suas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão.
Para atender à demanda por qualificação e requalificação, as empresas de educação on-line estão expandindo e enfatizando suas ofertas corporativas. Entre as 15 empresas de educação de adultos que receberam mais financiamento em 2021, todas, exceto uma, têm uma oferta empresarial.
Mesmo empresas como a Coursera, que inicialmente se concentrava nos consumidores, aumentaram drasticamente suas receitas de clientes corporativos nos últimos anos.
Para ter sucesso no espaço corporativo, as empresas de edtech podem oferecer recursos como análises abrangentes da força de trabalho que atraem os departamentos de RH e os funcionários.
Por exemplo, os aplicativos podem identificar lacunas de habilidades na força de trabalho, oferecer conteúdo educacional para preencher essas lacunas e fornecer serviços de orientação e orientação de carreira para combinar graduados recém-qualificados com cargos em que possam agregar mais valor.
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4. A Índia se torna líder na corrida edtech com aspirações globais
Em 2010, os Estados Unidos atraíram quase três quartos do financiamento global de edtech. Uma década depois, os investidores voltaram sua atenção para a Índia.
Com os crescentes ventos contrários regulatórios atingindo a indústria chinesa de edtech, proeminentes players – incluindo Udacity, Coursera e edX – voltaram seu foco de investimento para o enorme mercado indiano.
Enquanto o mercado chinês representou 63% do financiamento de edtech em 2020, caiu para menos de 13% em 2021. Na Índia, o financiamento de edtech cresceu de US$ 0,2 bilhão há cinco anos para US$ 3,8 bilhões e 18% dos investimentos globais em 2021.
Ao mesmo tempo, players indianos de edtech desenvolvidos localmente, como a Emeritus, atingiram avaliações de bilhões de dólares e começaram a adquirir empresas no mercado dos EUA.
Para prosperar em meio à concorrência global, as empresas de edtech podem adaptar uma estratégia de crescimento para cada país-alvo, protegendo seu mercado doméstico.
5. Os líderes das edtechs estão se concentrando em apoiar a progressão na carreira
Em 2021, a McKinsey&Company entrevistou mais de 3.500 estudantes e integrantes da indústria edtech e descobriu que muitos estavam motivados pela perspectiva de alavancar suas carreiras e buscavam um senso de comunidade.
Novas modalidades, como realidades virtuais e aumentadas, web3, IA e aprendizado de máquina, estão entrando na educação. No entanto, as descobertas sugerem que os provedores de edtech não podem confiar demais em tecnologia e conteúdo. Os alunos querem serviços de valor agregado, como orientação personalizada, preparação para entrevistas e apoio para conseguir um emprego.
Para oferecer experiências de usuário mais holísticas, alguns players de edtech estão desenvolvendo seus recursos internos e fazendo aquisições.
Na Índia, por exemplo, a upGrad adquiriu uma agência de recrutamento e seleção de pessoal para ajudar seus alunos a progredir em suas carreiras.
Nos Estados Unidos, a On Deck construiu um modelo de negócios para dar aos alunos acesso a uma comunidade em vez de vender cursos. A Arizona State University oferece aconselhamento gratuito, orientação e suporte de intervenção em crises para alunos de aprendizado on-line e híbrido.
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