A gestão do tempo e a disciplina são fundamentais para trabalharmos “menos” e melhor, especialmente em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de distrações. A habilidade de gerenciar o tempo de forma eficaz não apenas aumenta a produtividade, mas também contribui para um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.
Em 2025, à medida que as demandas por flexibilidade e eficiência aumentam, a importância da gestão do tempo se tornará ainda mais importante. Carolina Ferreira, head de Gente da Alelo e Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Psicologia Organizacional do Trabalho de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e CHRO pelo Insper, executiva com mais de 20 anos de carreira, sabe muito bem o valor da gestão do tempo para vida profissional e pessoal. Para ela, a leitura é uma ótima ferramenta para quem busca alcançar melhores níveis de produção e aprender a gerenciar melhor o seu tempo.
Carolina, separou alguns livros essenciais sobre o tema e que servem de inspiração para otimizar desempenho e bem-estar no trabalho. Confira!
A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen
Publicado em mais de 50 países, o livro apresenta o método GTD (Getting Things Done), que se tornou uma referência mundial na organização pessoal e profissional. A obra fornece orientações sobre como obter controle sobre a vida por meio de cinco estágios para administrar o fluxo de trabalho: coletar, processar, organizar, revisar e executar. O autor também aprofunda a aplicação da metodologia, enquanto explica os fundamentos do método e os benefícios que ele proporciona.
“O bacana deste livro é que ele apresenta o método GTD, que ajuda a organizar tarefas e reduzir o estresse. A abordagem do autor fala sobre capturar todas as tarefas pendentes e organizá-las, permitindo uma gestão mais eficiente do tempo e aumento da produtividade”, destaca Carolina.
Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos, de Greg McKeown
Em um mundo saturado de informações e demandas constantes, McKeown defende que a verdadeira eficácia não reside em fazer mais, mas em focar no que realmente importa. Em seu livro, o autor apresenta o essencialismo como uma filosofia de vida que nos ensina a discernir o trivial do vital, permitindo que façamos escolhas mais conscientes sobre onde investir nosso tempo e energia.
“O livro traz a ideia de focar somente no que é essencial. McKeown fala que ao eliminar o ruído e as distrações, é possível concentrar esforços no que realmente gera impacto, melhorando a produtividade e a satisfação no trabalho”, pontua Carolina.